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Quem é Roni Miranda, destacado para continuar o projeto de Ratinho Jr. para a educação pública do PR
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Desbancando nomes com maior força política que estavam de olho no cargo, Roni Miranda foi a escolha do governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), para assumir a Secretaria de Estado da Educação durante o segundo mandato dele. A opção por Miranda tem o respaldo de Renato Feder, que ocupava a cadeira até então e foi decisivo para a definição do governador na área da educação, anunciada no último dia 23.

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O movimento demonstra que Ratinho não espera mudanças de gestão, e sim a continuidade do projeto adotado nos últimos anos e que colocou o Paraná em destaque na última avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O resultado obtido no Ideb também enfatiza a diminuição da distância na aprendizagem entre estudantes das escolas públicas e das particulares. O projeto do Paraná colocado em prática no setor, durante a gestão Ratinho Junior, inclui a expansão de unidades cívico-militares e a defesa por terceirização de serviços na educação.

Miranda já acompanha de perto os trabalhos na Secretaria da Educação, onde até agora ocupava o cargo de diretor, responsável pela área pedagógica, e atuou no plano estratégico para que o Paraná alcançasse o primeiro lugar do ensino médio no Ideb. Antigo chefe, Feder tem pela frente o desafio de comandar a Educação no estado de São Paulo, durante a gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Professor de História da rede estadual de ensino, Roni Miranda fez toda a formação, na educação básica, nas escolas públicas do Paraná. Natural de Foz do Iguaçu, na região oeste, ele cresceu em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. No início da pandemia de Covid-19, Miranda atuou na construção e execução do projeto de aulas remotas, que serviu de modelo para outras redes de educação.

Também liderou os projetos de implantação de plataformas educacionais para a rede pública de ensino, foi gestor estratégico da expansão da educação profissional e liderou o projeto de expansão da educação em tempo integral. É adepto da utilização de ferramentas com foco em resultados para a educação pública estadual.

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