• Carregando...
Ex-deputado Valdir Rossoni é réu em ação ligada à Operação Quadro Negro
| Foto:
Este conteúdo foi corrigido
Apuração em andamento
Este conteúdo é sobre um fato que ainda está sendo apurado pela redação. Logo teremos mais informações.

A juíza Patricia de Almeida Gomes Bergonse, da 5ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, mandou bloquear os bens, no valor de quase R$ 125 milhões (R$ 124.893.488,53), do ex-presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) Valdir Rossoni (PSDB) e de uma ex-funcionária do tucano, Edinê de Lourdes Ramon Vianna. A decisão é desta segunda-feira (25).

RECEBA as notícias de Paraná pelo Whatsapp

A medida atende a um pedido de liminar feito pelo Ministério Público do Estado do Paraná (MP-PR) no bojo de uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa proposta contra os dois no mês passado. O MP aponta que Rossoni se enriqueceu de forma ilícita a partir da nomeação de funcionários comissionados em seu gabinete na Assembleia Legislativa, entre 1992 e 2010.

O MP descreve na ação que entre os nomeados estavam pessoas que “não sabiam que haviam sido designadas para exercerem o respectivo cargo comissionado”, “familiares que não exerciam efetivamente o cargo” e “pessoas que não prestavam serviço ao Legislativo”.

No gabinete de Rossoni, Edinê de Lourdes Ramon Vianna seria a responsável por tais nomeações. Entre os comissionados estavam o filho dela, o marido, o pai, um tio e uma tia e a ex-sogra.

Outro lado

O advogado de Rossoni, José Cid Campêlo Filho, informou que se manifestará apenas nos autos do processo. Já Rossoni divulgou um vídeo na noite de terça-feira (26) para criticar a liminar. O tucano fala de "injustiça" e "abuso de autoridade" do MP.

A reportagem tenta contato com Edinê Vianna. Quando a ação civil pública foi protocolada, no início do mês passado, ela tinha tinha um cargo comissionado no gabinete do presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSDB). Acabou exonerada dias depois.

Correção

Na primeira versão deste texto, Edinê foi citada como ainda lotada na presidência da Assembleia Legislativa, no gabinete de Ademar Traiano (PSDB). Mas a funcionária foi exonerada em 23 de outubro último.

Corrigido em 27/11/2019 às 11:05
Conteúdo editado por:Carlos Coelho
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]