
Ouça este conteúdo
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) deu um passo decisivo para ampliar a presença no mercado nacional. Nesta sexta-feira (26), em Madri, a empresa firmou um memorando de entendimento com a Acciona, multinacional espanhola de infraestrutura sustentável e energias renováveis. A proposta contempla estudos e avaliações para participação conjunta em concorrências públicas de saneamento em diversas regiões do país.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
A assinatura ocorreu na sede global da Acciona, durante missão internacional liderada pelo governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD). Ele destacou que a companhia paranaense se consolidou como a maior empresa pública de saneamento do Brasil e agora busca ampliar sua atuação.
“Com essa parceria, a Sanepar se torna cada vez mais uma referência nacional e reforça sua capacidade de crescimento”, disse o governador paranaense. Ele evidenciou que, no Paraná, a empresa alcançou 100% de abastecimento nos 345 municípios atendidos, além de registrar índice de 81% de coleta de esgoto, com tratamento integral, antecipando metas previstas no Marco Legal do Saneamento.
O documento foi assinado pelo diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley Lipski, e pelo diretor de Inovação e Novos Negócios, Anatalício Risden Junior. Segundo Bley, o Conselho de Administração, em junho, já havia autorizado a avaliação de novas frentes, incluindo destinação de resíduos, instalação de redes de fibra óptica e parcerias estratégicas.
“A expansão será gradual e criteriosa, com apoio de grupos privados e jurídicos para estruturar consórcios e joint ventures [expressão em inglês que significa união de empresas para trabalhar em conjunto por um determinado projeto]”, explicou.
VEJA TAMBÉM:
Acciona traz expertise internacional a projeto de expansão da Sanepar
Fundada na Espanha, a Acciona é reconhecida mundialmente por atuação em sustentabilidade e práticas ESG. Em 2024, a multinacional registrou faturamento global de 19,19 bilhões de euros, mantendo neutralidade de carbono e liderança em rankings ambientais.
No Brasil desde 1996, a Acciona participou de obras relevantes de saneamento em Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro, além de projetos de infraestrutura como o Terminal 2 do Porto do Açu (RJ), a transformação da estação Júlio Prestes em Sala São Paulo e a retomada da linha 6 – laranja do metrô de São Paulo.
O acordo com a Sanepar reforça um momento de crescimento consistente da companhia paranaense. No segundo trimestre de 2025, a empresa registrou receita líquida de R$ 1,7 bilhão, um aumento de 2,5% em comparação com o mesmo período do ano passado. Atende 345 municípios – 344 no Paraná e um em Santa Catarina – e acumula mais de seis décadas de abastecimento de água e tratamento de esgoto.
VEJA TAMBÉM:







