• Carregando...
Confira o secretariado escalado para o início da segunda gestão de Ratinho Junior
| Foto: Albari Rosa/Arquivo/Gazeta do Povo

Secretariado de Ratinho Junior para o Governo do Paraná em 2023

Fomento Paraná
Heraldo Neves
Heraldo Neves.
Heraldo Neves.| Geraldo Bubniak / AEN

Economista com pós-graduação em finanças, Heraldo Neves tem experiência com gestão pública nas esferas municipais e estaduais. Na Prefeitura Municipal de Curitiba, foi Secretário de Planejamento e Administração e de Recursos Humanos. Antes de assumir a gestão da Fomento, também foi diretor administrativo e financeiro.

Agência Paranaense do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE)
Wilson Bley Lipski
Wilson Bley Lipski.
Wilson Bley Lipski.| Jaelson Lucas / AEN

Wilson Bley Lipksi é formado em Direito pela Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e pós-graduado pelo Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos (IBEJ) em Direito Contemporâneo. Na gestão pública foi superintendente do Paranacidade, secretário estadual do Desenvolvimento Urbano do Paraná (Sedu) e conselheiro da Agência de Fomento do Estado do Paraná.

Invest Paraná
Eduardo Bekin
Eduardo Bekin.
Eduardo Bekin.| Jose Fernando Ogura / AEN

Eduardo Bekin é formado em Administração, com Habilitação em Comércio Exterior, tem especialização em Marketing Político e MBA em Empreendedorismo. À frente da entidade desde 2019, Bekin trabalhará na transição da Invest Paraná da antiga Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo para a recém criada Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços.

Responsável pela atração de investimentos e pela interlocução do Governo do Estado com a iniciativa privada, a agência também atua na área de sustentabilidade, com a criação do Programa de Apoio às Vocações Regionais Sustentáveis, voltada à promoção de cadeias produtivas e produtos tradicionais de diferentes regiões do Estado. A agência ainda ajudou na promoção do Estado com as rodadas Paraná Day, com investidores de Espanha, México e Estados Unidos, e na Expo Dubai.

Ferroeste
André Gonçalves
André Gonçalves.
André Gonçalves.| Rodrigo Felix Leal / Seil

André Gonçalves tem graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), com pós-graduação em Gestão Ambiental pela mesma instituição, atua na área desde 1996 e está à frente da Ferroeste desde 2019. Gonçalves foi presidente da Associação dos Engenheiros de Cascavel e passou pela diretoria de outras entidades de classe, como Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea/PR) e Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Paraná (Sinduscon/PR).

Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda
Mauro Moraes
Mauro Moraes.
Mauro Moraes.| Divulgação / AEN

Natural de Tomazina, no Norte Pioneiro, Mauro Moraes é formado em Direito e pós-graduado em Administração de Empresas. Ele começou na vida pública em 1982, quando venceu sua primeira candidatura a vereador de Curitiba. Após ficar por 20 anos no Legislativo municipal, ele foi eleito deputado estadual em 2002 e estava na Assembleia Legislativa do Paraná até a última Legislatura.

Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep)
Gilson Santos
Gilson Santos.
Gilson Santos.| Rodrigo Felix Leal / Seil

Diretor-presidente da Comec nos primeiros quatro anos do governo Ratinho Junior, Gilson Santos vai assumir a Amep, sendo responsável pela coordenação da transição de um órgão para o outro, após a extinção da Comec e a efetiva operacionalização das atividades da nova agência. A Amep será responsável pela implementação da política de desenvolvimento urbano no Paraná, com foco nos municípios conglomerados nas oito regiões metropolitanas do Estado: Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Apucarana, Campo Mourão, Toledo e Umuarama.

Santos é formado em Comunicação Social e pós-graduado em Ciências Políticas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Planejamento Urbano pela Unyleya. Foi secretário-executivo da Associação dos Municípios da Região Suleste (Amsulep), secretário de gabinete nas prefeituras de Piên, Lapa, Mandirituba e Curitiba e assessor na Câmara Federal e na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

Portos do Paraná
Luiz Fernando Garcia
Luiz Fernando Garcia.
Luiz Fernando Garcia.| Divulgação / AEN

Luiz Fernando Garcia segue no comando dos portos de Paranaguá e Antonina, cargo que vem ocupando nos últimos quatro anos. Profissional com atuação na administração pública e no planejamento de projetos portuários, Garcia é graduado em Economia pela Universidade Federal do Paraná, com máster em Logística e Gestão Portuária pela Fundación Valenciaport e pela Universidade Politécnica de Valência, na Espanha. Antes de assumir a Portos do Paraná, foi diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp); assessor especial do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil; e secretário nacional de políticas portuárias no Governo Federal.

Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR)
Adriano Furtado
Adriano Furtado.
Adriano Furtado.| Divulgação / AEN

Adriano Furtado seguirá à frente do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), órgão onde ocupa o cargo de diretor-geral desde o ano de 2022. Policial Rodoviário Federal desde 1994, foi diretor-geral da PRF entre 2019 e 2020. É graduado em Direito e Administração de Empresas, tem curso superior em Política e Estratégia pela Escola Superior de Guerra e é especialista em Trânsito pela PUC PR.

Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar)
André Gustavo Garbosa
André Gustavo Garbosa
André Gustavo Garbosa| Divulgação / AEN

Andre Gustavo Garbosa esteve por dois anos à frente da Diretoria de Tecnologia da SEED, seu primeiro cargo público. Formado em Ciências da Computação, com mestrado em Redes e Telecomunicações na Europa, o novo diretor-presidente da Celepar, também foi Arquiteto de Soluções e gerente de tecnologia da Eletrolux durante sete anos e engenheiro de software e arquiteto de sistemas em Portugal.

Na Educação, Garbosa colaborou no lançamento de algumas das plataformas da pasta, como o aplicativo de redação, e também elaborou o programa Robótica Paraná, que está preparando os estudantes para as profissões do futuro.

Companhia Paranaense de Energia - Copel
Daniel Pimentel Slaviero
Daniel Pimentel Slaviero.
Daniel Pimentel Slaviero.| Dani Catisti/Copel

Daniel Pimentel Slaviero está à frente da Copel desde 2019. Ele é formado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Gestão Empresarial pela Escola de Negócios Kellogg, da Universidade Northwestern, e pela Universidade de Harvard, ambas nos Estados Unidos. Na sua primeira gestão, a Copel conquistou o prêmio do jornal Valor Econômico de melhor empresa de energia do Brasil.

Companhia de Saneamento do Paraná - Sanepar
Claudio Stabile
Claudio Stabile.
Claudio Stabile.| Divulgação / Sanepar

Claudio Stabile reassume a diretoria da Sanepar em 2023, mantendo o cargo que ocupou ao longo do primeiro mandato de Ratinho Junior. Stabile é pós-graduado em Direito e em Sustentabilidade do Território Urbano Paranaense. Já foi secretário de Finanças da prefeitura municipal de Cascavel, chefe de gabinete da Assembleia Legislativa do Paraná, diretor administrativo e financeiro do Paranacidade e conselheiro de administração da Fomento Paraná.

Companhia de Gás do Paraná - Compagas
Rafael Lamastra
Rafael Lamastra.
Rafael Lamastra.| Guilherme Puppo / AEN

Rafael Lamastra permanecerá no comando da Compagas, concessionária responsável pela distribuição de gás natural canalizado no Paraná. Lamastra tem formação em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e especialização em Negócios em instituições como Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Esade Business School, de Barcelona (Espanha). Além da presidência da empresa paranaense, ele faz parte do Conselho de Administração da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás).

Companhia de Habitação do Paraná - Cohapar
Jorge Lange
Jorge Lange.
Jorge Lange.| Bianca Breus / Cohapar

Jorge Lange é natural de Querência do Norte e está à frente da Cohapar desde 2019. Ele construiu sua vida profissional em Cascavel, onde viveu mais de 50 anos. Na cidade, foi secretário de Obras, presidente da Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito e ocupava o cargo de vice-prefeito antes de assumir a presidência da Cohapar.

Empresário, Lange é graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Durante a sua gestão, o Paraná se destacou por projetos de construção de mais de 30 mil moradias, além da regularização fundiária de 16 mil propriedades. Lange colaborou na elaboração da Lei do Casa Fácil Paraná, que elevou o programa habitacional de governo a uma política permanente de Estado.

Secretaria do Desenvolvimento Sustentável
Valdemar Bernardo Jorge
Valdemar Bernardo Jorge.
Valdemar Bernardo Jorge.| José Fernando Ogura/AEN

O advogado Valdemar Bernardo Jorge retorna ao primeiro escalão do Governo do Paraná após passar pela Secretaria de Planejamento entre 2019 e 2022. Jorge é mestre em Direito Econômico e Social pela PUC-PR, tem pós-graduação em Direito Empresarial e Direito Tributário pela mesma instituição, além de ser formado em Informática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Secretaria da Fazenda
Renê de Oliveira Garcia Junior
Renê de Oliveira Garcia Junior.
Renê de Oliveira Garcia Junior.| Dálie Felberg/Alep

Renê de Oliveira Garcia Junior é o atual secretário da Fazenda do Paraná. Ele é doutor e mestre em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (EPGE/FGV), bacharel em Administração de Empresas pela EBAPE/FGV, e bacharel em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com especialização em Mercado de Capitais e Estratégias Operacionais em Derivativos pelo INSEAD de Fontainebleau, na França. Em sua primeira gestão, trabalhou em ações como o Programa de Modernização da Gestão Fiscal do Paraná (Profisco).

Como secretário de Fazenda, Garcia Junior comandoua equipe da pasta em trabalhos relacionados à formulação e execução da política e da administração tributária, da política econômica, orçamentária e financeira do Estado; à inscrição, cobrança e manutenção do serviço da dívida ativa; à contabilidade geral e administração de todos os recursos financeiros do Estado, independentemente da fonte; e ao controle dos investimentos públicos e da capacidade de endividamento do Estado, entre outros.

Controladoria-Geral do Estado do Paraná
Raul Siqueira
Raul Siqueira.
Raul Siqueira.| Divulgação / CGE/PR

Raul Siqueira é especialista em ética e compliance, coordenador da Comissão Nacional de Governança nos Estados da Rede de Governança Brasil-RGB, coordenador da Rede de Controle da Gestão Pública e membro da International Compliance Association, do Conselho Nacional de Controle Interno, da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro e do Conselho Editorial da Revista de Governança Corporativa.

No cargo desde o começo da primeira gestão, Siqueira assessora diretamente o governador no planejamento, coordenação e implementação de mecanismos e diretrizes de prevenção à corrupção e dos sistemas de controle no Poder Executivo Estadual. Na CGE, estão abarcadas os sistemas de Ouvidoria, Controle Interno, Transparência e Controle Social, Corregedoria e Integridade e Compliance.

Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Aldo Bona
Aldo Bona.
Aldo Bona.| Divulgação / AEN

Aldo Bona é professor doutor em Filosofia, autor de livros e artigos científicos, ex-reitor da Unicentro e superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) no primeiro mandato de Ratinho Junior. Bona também presidiu a Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público e a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais, além de ser membro do Conselho de Governo do Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e Caribe, vinculado à Unesco.

Na antiga Seti, Bona colaborou em projetos como a criação das Agências de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (Ageuni) ligadas às universidades, a criação do Vale do Genoma, a expansão do programa de Residência Técnica e consolidação de novos cursos em municípios que há anos pleiteavam formação gratuita qualificada.

Secretaria da Desenvolvimento Social e Família
Rogério Carboni
Rogério Carboni.
Rogério Carboni.| Divulgação

Rogério Carboni é graduado em Direito, tem especialização em Direito Administrativo e uma ampla experiência na administração pública. Atuou como Diretor-Geral da Casa Civil, Diretor Administrativo-Financeiro do Detran-PR, conselheiro da Paranaprevidência e coordenador das Juntas Administrativas de Recursos da Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba. O advogado também é membro do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral e da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/PR.

Chefia de Gabinete
Darlan Scalco
Darlan Scalco.
Darlan Scalco.| Orlando Kissner/Alep

Darlan Scalco assumiu a chefia de Gabinete no início de 2022 e permanecerá no cargo. Ele foi prefeito de Pérola, na região Noroeste do Estado, onde exerceu dois mandatos, e já trabalhou na Casa Civil como Superintendente Geral de Articulação Regional.

Ele é formado em Ciências Contábeis pela Unipar e, antes de ingressar na vida pública, trabalhou por 12 anos em cooperativas (Cocamar e Sicredi), sempre na região Noroeste, e foi diretor Financeiro e de Logística em uma empresa no ramo de exportação de café em Londrina. Como gestor público, já recebeu o Prêmio Gestor Público do Paraná em seis oportunidades.

Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços
Ricardo Barros
Ricardo Barros.
Ricardo Barros.| Roque de Sá/Agência Senado

Recém-eleito para o sétimo mandato na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros foi ministro da Saúde no governo de Michel Temer (MDB) e prefeito de Maringá, no noroeste do Paraná.

É formado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Maringá. Em duas décadas na Câmara dos Deputados, Barros foi vice-líder e líder do governo Fernando Henrique Cardoso (entre 1999 e 2002), vice-líder do governo Luiz Inácio Lula da Silva (2007) e, desde 2020, líder do governo Jair Bolsonaro.

Secretaria de Educação
Roni Miranda
Roni Miranda.
Roni Miranda.| Divulgação/Seed

Roni Miranda Vieira é graduado em História e pós-graduado em Geografia e História do Paraná. Iniciou a carreira docente em 2005, como professor PSS e, desde 2009, é professor concursado da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná. Foi docente em várias escolas estaduais de Campo Largo e, entre 2012 e 2015, atuou como diretor no município. Nos anos de 2015 e 2016 exerceu a função de Assistente Técnico no Núcleo Regional de Educação (NRE) da Área Metropolitana Norte (AMN).

Em janeiro de 2017, assumiu o NRE AMN, ficando até o início de 2019, quando chefiou o Departamento de Acompanhamento Pedagógico (DAP), na Seed. Ocupava, desde abril de 2020, o cargo de diretor de Educação na pasta, cujos principais objetivos são promover a articulação de políticas públicas educacionais, investir na formação continuada dos professores da rede e fortalecer a aprendizagem dos estudantes do estado.

Casa Militar
Tenente-coronel Sérgio Vieira Benício
Tenente-coronel Sérgio Vieira Benício.
Tenente-coronel Sérgio Vieira Benício.| Divulgação / AEN

O Tenente-coronel Sérgio Vieira Benício tem formação em gestão pública pela PUC-PR e em Ciências Equinas pela mesma instituição. É pós-graduado em Direito Militar pela Faculdade Faveni. Possui mais de 29 anos de carreira na Polícia Militar do Paraná. Sua carreira na PMPR começou em 1994, passando a aspirante a oficial da Polícia Militar em 1994. Em 1995, passou a 2º tenente; em 2002, 1º tenente, chegando a capitão em 2009. Foi promovido a major em 2018.

Pela PMPR, realizou os cursos de Aperfeiçoamento de Oficiais, de Gerenciamento de Crise, de Instrutor de Policiamento Montado e de Instrutor de Motociclista. Também concluiu os cursos de Instrutor de Choque Montado (PMDF) e de Proteção VIP (Instituto de Tática Defensiva Isis). Além da Casa Militar, major Vieira já serviu no 15º Batalhão de Polícia Militar, no Colégio Militar da PMPR, no Regimento de Polícia Montada, na Diretoria de Apoio Logístico e no Hospital Veterinário da PMPR.

Secretaria de Inovação Modernização e Transformação Digital
Marcelo Rangel
Marcelo Rangel.
Marcelo Rangel.| Divulgação / Alep

Marcelo Rangel é empresário e radialista, formado em direito pela UEPG. Natural de Ponta Grossa, foi prefeito da cidade entre 2013 e 2020. Antes, entre 2007 e 2013, ocupou cargo de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Paraná, para onde foi novamente eleito em 2022.

Secretaria de Esporte
Helio Wirbiski
Helio Wirbiski.
Helio Wirbiski.| Divulgação / Câmara Municipal de Curitiba

Helio Wirbiski é graduado em Marketing e Propaganda, com pós-graduação em Administração Pública, e começou na militância política na década de 1980, quando atuou na campanha de José Richa na disputa pelo governo do Paraná. Foi vereador de Curitiba por dois mandatos, entre 2013 e 2020.

Em seguida, chefiou o gabinete da Secretaria Estadual da Saúde. Também trabalhou em Rondônia, onde chefiou o gabinete da Secretaria de Fazenda e o gabinete do governador daquele estado. Entre 2011 e 2012, foi Secretário Municipal de Relações Institucionais de de Curitiba. Além disso, já atuou como diretor da Secretaria Municipal de Administração e superintendente administrativo da Itaipu Binacional.

Secretaria da Cultura
Luciana Casagrande Pereira
Luciana Casagrande Pereira.
Luciana Casagrande Pereira.| Divulgação / AEN

Arquiteta e urbanista com pós-graduação pela Université de Techonologie de Compiègne, na França, Luciana Casagrande Pereira foi presidente da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba e do Instituto Paranaense de Arte.

Idealizadora do Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba, Luciana também foi conselheira da Sociedade de Amigos de Arte Contemporânea e da Associação de Amigos do Museus de Arte Contemporânea do Paraná, onde também foi vice-presidente.

Secretaria das Cidades
Eduardo Pimentel
Eduardo Pimentel.
Eduardo Pimentel.| Arquivo / Gazeta do Povo

Eduardo Pimentel é formado em Administração, com pós-graduação em Agronegócios e especialização em Cidades Inteligentes pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalhou nos setores administrativo e comercial da TV Iguaçu, atual Rede Massa SBT.

Foi diretor de marketing da Fundação Cultural de Curitiba, diretor geral do Ceasa - Centrais de Abastecimento do Paraná S/A, e subchefe da Casa Civil do Governo do Paraná. 
É vice-prefeito de Curitiba desde 2017, ocupou também o cargo de secretário municipal de Obras em 2017 e 2018. Em novembro, foi reeleito vice-prefeito para mandato de 2021 a 2024.

Secretaria de Segurança Pública
Hudson Leôncio Teixeira
Coronel Hudson Teixeira.
Coronel Hudson Teixeira.| Roberto Dziura Jr. / AEN

Hudson Leôncio Teixeira ingressou na PMPR como soldado em 1990 e foi declarado aspirante à oficial em 1992 após a conclusão do Curso de Formação de Oficiais. Virou capitão em 2006, major em 2010, tenente-coronel em 2014, e coronel em 2019. Antes de comandar a corporação também foi subcomandante-geral. Ele é formado pelo Curso Superior de Polícia e possui pós-graduação em Gestão de Pessoas.

Em sua carreira, Teixeira serviu a Companhia de Polícia de Choque, o Comando do Policiamento da Capital, o Batalhão de Operações Especiais e a Casa Militar da Governadoria. O coronel também comandou a Rone, a Força Samurai da Capital, a Divisão de Operações e Segurança e o 1º Comando Regional (Curitiba), além de diversos batalhões e companhias.

Procuradoria Geral do Estado
Leticia Ferreira da Silva
Letícia Ferreira da Silva.
Letícia Ferreira da Silva.| Roberto Dziura Jr. / AEN

Formada em Direito pela Universidade Estadual de Londrina, Leticia Ferreira da Silva iniciou carreira em 1996. Foi integrante do Conselho Superior da PGE no biênio 2011/2013. Participou do Grupo Permanente de Análise Legislativa, a partir de 2017. Na PGE, também coordenou o Grupo Estratégico de Recuperação de Ativos - GERA, criado em 2016.

Letícia Ferreira foi Procuradora-chefe nas Procuradorias Regionais de Jacarezinho,  Londrina e Maringá, exercendo a função, após sua ida à Curitiba, de Coordenadora da Coordenadoria da Dívida Ativa na Procuradoria Fiscal. Ocupou, ainda, a função de Procuradora-Chefe da Coordenadoria de Assuntos Fiscais e atuou na área de projetos e coordenação da recuperação de créditos inscritos em dívida ativa e no contencioso fiscal.

Secretaria da Administração e Previdência
Elisandro Pires Frigo
Elisandro Pires Frigo.
Elisandro Pires Frigo.| Divulgação / AEN

Elisandro Pires Frigo é graduado em Engenharia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI/RS; Mestrado em Engenharia pela UNIOESTE; Doutorado em Agronomia pela FCA - UNESP. Foi coordenador de Ensino Superior da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) de fevereiro a julho de 2019.

Também ocupou o cargo de Diretor-geral da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED) de agosto de 2019 a janeiro de 2020, e de Diretor-geral da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap) de julho de 2020 a março de 2022. No dia 1 de abril de 2022 assumiu como secretário de Estado da Administração e da Previdência.

Secretaria da Saúde
Beto Preto
Beto Preto.
Beto Preto.| André Rodrigues/AEN

Carlos Alberto Gebrim Preto é médico, ex-prefeito de Apucarana e secretário de Estado da Saúde do Paraná. À frente da prefeitura no interior, Beto Preto recebeu prêmios importantes por programas municipais, como a “Biblioteca Itinerante” (finalista do prêmio Jabuti); o “Terra Forte”( incentivo à agricultura familiar); e o “Implantando Sorrisos, Aumentando a Autoestima”(saúde bucal).

Na Sesa, Preto esteve à frente do enfrentamento à pandemia da Covid-19 no Estado. Ele defendeu a vacina e comandou ações e medidas de prevenção para o combate à doença e da estabilização do cenário epidemiológico no Estado.

Secretaria do Planejamento
Guto Silva
Guto Silva.
Guto Silva.| Arquivo / Gazeta do Povo

Guto Silva volta ao secretariado do Governo do Paraná, agora à frente da pasta do Planejamento, que integra a Governadoria do Estado. A secretaria é responsável pela a formatação de políticas estratégicas para o Paraná, acompanhamento de política públicas multissetoriais, implementação de ações que resultem em parcerias que auxiliem o processo de modernização da gestão, além do Plano Plurianual e dos Planos Regionais de Desenvolvimento.

Empresário e consultor internacional de negócios, Silva já foi vereador em Pato Branco e deputado estadual. À frente da Casa Civil, no primeiro mandato de Ratinho Junior, trabalhou em iniciativas como a Descomplica Paraná, Lei de Parcerias Público-Privadas, Lei da Liberdade Econômica, implementação do Banco de Projetos Executivos e o programa de apoio aos municípios com recursos devolvidos pela Assembleia Legislativa do Paraná.

Secretaria De Agricultura e Abastecimento
Norberto Ortigara
Norberto Ortigara.
Norberto Ortigara.| Arquivo / Gazeta do Povo

Norberto Ortigara seguirá no comando da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, cargo que ocupa desde 2011 – ele deixou a pasta apenas em um curto período entre abril de 2018 e janeiro de 2019. Técnico agrícola e economista com especialização em Economia Rural e Segurança Alimentar, Ortigara é servidor público da própria Secretaria desde 1978.

Dentro do período como secretário de Estado, Ortigara trabalhou para que o Paraná obtivesse o certificado de área livre de febre aftosa sem vacinação e de território livre de peste suína clássica. Entre as atividades que devem ser foco da atuação dele na pasta estão a pavimentação de estradas rurais (Estradas da Integração), o incentivo ao cooperativismo (Coopera Paraná) e uso de fontes de energia renováveis (Renova Paraná).

Casa Civil
João Carlos Ortega
João Carlos Ortega.
João Carlos Ortega.| José Fernando Ogura/AEN

João Carlos Ortega ocupava o comando da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas até o início do ano, quando passou à chefia da Casa Civil. A pasta é responsável pelo assessoramento e apoio direto ao governador, e também coordena o relacionamento direto com outros Poderes e o encaminhamento de requerimentos e projetos de lei dentro do Governo.

Ortega foi vereador e vice-prefeito de Jandaia do Sul, é formado em gestão de Recursos Humanos e atuou como chefe de gabinete de Ratinho Junior na Assembleia Legislativa do Paraná e na Câmara dos Deputados em Brasília. Ele também foi diretor-geral da Secretaria de Educação nas duas ocasiões em que o governador comandou a pasta.

Subchefia da Casa Civil
Lúcio Mauro Tasso

Natural de Jandaia do Sul, no Vale do Ivaí, Lúcio Mauro Tasso acompanha Ratinho Junior desde a sua primeira candidatura ao cargo de deputado estadual, em 2002. Também foi assessor parlamentar em seu mandato na Câmara Federal, até o ano de 2013. Naquele ano, assumiu a assessoria especial da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, onde também ocupou o cargo de direção-geral até 2022.

Lúcio Mauro Tasso.
Lúcio Mauro Tasso.| Divulgação / AEN
Secretaria de Comunicação
Cleber Mata

O novo secretário de Comunicação do Paraná, Cleber Mata, é jornalista graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e especialista em Marketing Político pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo ECA/USP. Atuou por dez anos na Subsecretaria de Comunicação do Governo de São Paulo, onde criou o braço digital do governo.

Ratinho Junior anuncia novo secretário de Comunicação
Cleber Mata.| Divulgação/ANPR
Secretaria da Mulher e Igualdade Racial
Leandre Dal Ponte

Leandre Dal Ponte é engenheira civil e escritora. Também ocupa o cargo de procuradora-adjunta da Câmara dos Deputados, onde preside ainda a Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância e a Comissão Externa do Envelhecimento Saudável. Uma das suas marcas é o trabalho pela criação de procuradorias da mulher nos legislativos paranaenses, assim como na Assembleia Legislativa do Estado.

Leandre Dal Ponte é nova secretária da Mulher e Igualdade Racial
Leandre Dal Ponte.| Divulgação/ANPR
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]