• Carregando...
Prefeitura de Curitiba foi uma das que criaram novas regras, temporárias, para funcionamento do comércio durante pandemia.
Prefeitura de Curitiba foi uma das que criaram novas regras, temporárias, para funcionamento do comércio durante pandemia.| Foto: Lineu Filho/Tribuna do Paraná

Um relatório conjunto das secretarias de Planejamento e Projetos Estruturantes e da Fazenda do Paraná mostra que a atividade econômica no estado recuou 28,8% entre os dias 7 de março e 19 de abril. O boletim indica que a região mais afetada é a Leste, onde está a capital, Curitiba, e o Litoral – o recuo foi de 31,8%.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

O estudo conjuntural, divulgado nesta quinta-feira (23), tenta desdobrar os efeitos da pandemia do coronavírus no estado. Com lojas, indústrias e serviço fechados ou operando longe de sua capacidade total, são esperados números de retração na atividade econômica.

De acordo com o levantamento, a queda foi maior na indústria, que retraiu 35%. Comércio e alimentação teve movimentação 24% menor e relação aos números constatados em 7 de março, antes da pandemia.

O estudo aponta ainda que o Paraná está com um número menor de lojas e outros tipos aderindo ao isolamento social. Com base na emissão de documentos fiscais, no dia 17 de abril, 16 mil estabelecimentos do Simples Nacional (empresas menores) e 3,6 mil do regime geral (empresas maiores) estavam fechados. Em um levantamento anterior, cuja data-base era 9 de abril, eram 21 mil e 4,5 mil empresas fechadas, respectivamente.

A reabertura vem ocorrendo de forma substancial desde 27 de março, indica o estudo, apenas uma semana após as medidas mais rígidas adotadas pelo estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]