• Carregando...
Coronel Rômulo Marinho participou do esquema de segurança da Copa de 2014.
Coronel Rômulo Marinho participou do esquema de segurança da Copa de 2014.| Foto: Diogo Cruz/Celepar

O coronel do Exército Rômulo Marinho Soares é novo secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (Sesp). Ele substitui o general Luiz Felipe Kraemer Carbonell, que assumiu a diretoria de Coordenação da Itaipu Binacional. Veja aqui um balanço de como foi a gestão Carbonell e os desafios do novo secretário.

O novo titular da Sesp é coronel reformado do Exército e foi comissionado do gabinete do governador Carlos Massa Ratinho Junior, atuando como assessor na área de gestão e inteligência desde janeiro. “Recebi com orgulho o convite e vamos trabalhar seguindo as determinações do governador Ratinho Junior de reforçar o combate à criminalidade, atuando com força, planejamento e inteligência, para reduzir os índices às menores taxas possíveis”, disse o secretário à AEN.

Marinho Soares foi coordenador das atividades do Exército relacionadas à Copa do Mundo de 2014, nas sedes Curitiba e Foz do Iguaçu, além de assessor institucional e parlamentar da 5ª Divisão de Exército, responsável pela articulação política do Exército nos estados do Paraná e Santa Catarina.

Sem mudanças na equipe?

Quando a troca de comando foi anunciada, no fim de maio, a administração estadual informou que a mudança não iria interferir na equipe de funcionários, que permanecerá a mesma.

A indicação do novo secretário, no entanto, veio acompanhada de críticas das quatro principais associações que representam policiais militares ativos e inativos do Paraná. Em uma carta aberta divulgada no último dia 3, as entidades manifestaram desapontamento “em virtude da desconsideração e desrespeito para com a Polícia Militar do Paraná, verificados pela ausência de militares estaduais na atual composição da pasta.”

Procurada no começo do mês, a Sesp não retornou à reportagem a respeito do conteúdo da carta.

Trajetória do novo secretário

Rômulo Marinho Soares é da turma de oficiais da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) de 1986. Tem mestrado em Ciências Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (1994) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002).

Fez especialização em Gestão de Assessoramento de Grandes Comandos Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (2010) e atuou nas áreas de administração e logística, educação e cultura, assistência social.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]