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Guinchos –
Guinchos –| Foto: Ari Dias/ AEN

Um novo grupo de empresas deve assumir os serviços de guincho e socorro mecânico nas estradas que compõem o Anel da Integração nos próximos dias, enquanto as novas concessões do pedágio não saem. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), a licitação já está concluída e as empresas selecionadas estão em fase de contrato para assumirem o serviço na segunda quinzena de fevereiro.

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De acordo com o DER, a contratação foi feita em convênio com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para licitar empresas que atuarão até mesmo nas estradas federais que cruzam o Paraná.

As empresas deverão prestar serviços de guincho leve e pesado para desobstrução de pista e remoção de veículos, e inspeção de tráfego, com equipes específicas para percorrer a malha do Anel de Integração ao menos três vezes ao dia.

Atualmente, só dois dos seis lotes -- estradas que cada concessionária administrava no Anel da Integração -- estão cobertos por estes serviços, ainda que sem pedágio. No caso do lote 1 (rodovias antes atendidas pela concessionária de pedágio Econorte) e do lote 4 (rodovias antes atendidas pela concessionária de pedágio Caminhos do Paraná), o DER fez acordos judiciais para a continuidade dos serviços aos usuários pelas próprias ex-operadoras.

Além de uma empresa para cada trecho, houve contratação de uma gerenciadora de operação. Ela vai trabalhar na fiscalização e no desempenho desse serviço.

“O estado entendeu que devido ao grande volume de tráfego nas rodovias e à importância do Porto de Paranaguá, é importante oferecer esse serviço de guincho”, explicou o diretor de operações do DER-PR, Alexandre Castro Fernandes. “Uma rodovia fechada por um dia pode trazer um prejuízo muito grande ao estado”.

Para disponibilizar o serviço, o convênio desembolsará R$ 90 milhões.

Serviço terá um número 0800 para ligar em caso de problemas na estrada

O atendimento de guincho será gratuito. Dentro das exigências dos contratos, está a presença de veículos de inspeção que percorrem 24 horas e monitoram ocorrências. Também será criada nas próximas semanas uma central 0800 para chamadas.

“Esse serviço tem como principal finalidade a desobstrução da pista. O guincho não vai levar um carro quebrado para a oficina. Nós vamos lá para tirar os veículos e dar fluidez para a pista”, pontuou o diretor de operações.

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