Começou nesta segunda-feira (9) o trabalho de contenção das encostas danificadas pelo deslizamento ocorrido às margens da rodovia BR-277 na altura do km 41, em Morretes, litoral do Paraná. As obras deverão seguir o previsto nos projetos da obra emergencial que foram entregues na semana passada ao Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR).
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O serviço tem previsão inicial de ser concluído até o próximo dia 25 de fevereiro. Quando estiver pronto, o trabalho deve evitar que novos trechos da encosta se soltem e atinjam a pista da rodovia. Dessa forma, com a contenção executada, o tráfego de veículos – que hoje flui de forma parcial no trecho – poderá ser totalmente liberado no local.
Parte dos trabalhos necessitará de um guindaste para a execução. Com a presença do equipamento, o trânsito no entorno do km 41 será feito apenas em duas faixas, uma em sentido a Paranaguá e a outra em sentido a Curitiba. O primeiro serviço será a limpeza do material solto no talude, acima do paredão rochoso próximo às pistas de rolamento. Neste local, o escorregamento de terra teve início a quase 100 metros de altura.
O guindaste também será utilizado para teste “bate-choco”, para verificação de materiais soltos e frágeis no talude, e também nas obras de contenção definitiva, com instalação de grampos e telas no local. No km 39, onde o escorregamento atingiu uma área menor, será executado muro de solo-cimento na base do talude, garantindo contenção de materiais eventualmente deslocados pela ação das chuvas.
O DER-PR assumiu a responsabilidade pela manutenção no trecho após um acordo firmado em dezembro de 2022 com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a quem cabiam os cuidados pela rodovia desde o fim dos contratos de pedágio no Paraná, em 2021.
Segundo o órgão estadual, a expectativa é que após este trabalho inicial seja possível dar início à contenção definitiva das encostas. O serviço deve estar totalmente concluído em março, mas o prazo pode ser ampliado em função das condições climáticas no local.
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