Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Parceria com governo do PR

Setor privado vai operar Centro de Eventos de Foz do Iguaçu

Em Cascavel, governo projeta novo centro de eventos para gestão privada. (Foto: Divulgação/Governo do PR)

Ouça este conteúdo

O Governo do Paraná deve lançar até junho de 2026 a parceria público-privada (PPP) para revitalizar e operar o Centro de Eventos de Foz do Iguaçu, segundo informou o secretário de Turismo, Leonaldo Paranhos, durante participação em evento da Diocese de Foz do Iguaçu.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

A proposta foi apresentada em audiência pública e o estudo realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) sobre a utilização do espaço foi aprovado pelo Conselho de Parcerias (CPAR) de Foz do Iguaçu. A iniciativa busca modernizar o equipamento público já existente, situado em frente ao local onde será construído o Centre Pompidou Paraná. Na semana passada, a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) autorizou o governo do estado a alienar o equipamento turístico.

O estado do Paraná adquiriu 97% do empreendimento e avalia que a modernização do espaço é essencial para consolidar o município como um dos principais polos brasileiros do turismo de negócios. “O centro precisa ser todo revitalizado, é preciso investimento. A intenção é fazer uma PPP entre o estado, o município e investidores porque Foz tem se destacado no turismo de negócios”, explica o secretário.

Segundo ele, a cidade — tradicionalmente reconhecida pelo turismo de natureza, aventura e entretenimento — já desponta como destino competitivo na realização de feiras, congressos e seminários. “O médico vem para um seminário, mas traz a família. Foz oferece isso. É o momento de consolidar esse setor”, afirma. Pesquisa recente aponta que Foz do Iguaçu manteve, em 2025, a terceira posição entre os destinos brasileiros que mais recebem eventos internacionais.

Construído em uma área de 100 mil metros quadrados, a poucos metros do Aeroporto Internacional e de frente para a Rodovia das Cataratas, o governo pagou ao município e demais acionistas cerca de R$ 74,269 milhões pela propriedade.

VEJA TAMBÉM:

PPP em Foz do Iguaçu e novo centro de eventos em Cascavel

O governo também confirmou que o novo centro de convenções anunciado para Cascavel será construído pelo estado, mas terá operação terceirizada após a conclusão da obra.

A lógica, segundo o secretário, é distinta da de Foz, onde a estrutura já existe e necessita apenas de investimento privado para recuperação e gestão especializada.
“Em Cascavel não há um centro de eventos. Ele será construído e, depois, terceirizado. O importante é termos alguém com expertise para trazer eventos. Aqui em Foz, o foco é turismo de negócios; em Cascavel, o agro. A parceria com o setor privado viabiliza essa captação”, disse o secretário Paranhos, ex-prefeito da cidade de Cascavel

Outro projeto em andamento é o Museu Pompidou, que o governo pretende construir em Foz do Iguaçu em até dois anos. A licitação da obra, segundo Paranhos, deve ser lançada entre abril e maio, com previsão de entrega da obra no final de 2028. Trata-se de uma das marcas culturais mais conhecidas do mundo, originalmente francesa, e que deve fortalecer o turismo cultural na região. A expectativa é receber cerca de 1,2 milhão de visitantes por ano.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.