i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Planta multivacinal

Tecpar projeta se tornar terceiro maior produtor de vacinas do Brasil

  • 26/11/2020 08:20
Tecpar é referência na produção de vacina antirrábica para cães e gatos.
Tecpar é referência na produção de vacina antirrábica para cães e gatos.| Foto: Arnaldo Alves/ANPr

Nos próximos anos o Paraná pode se tornar um polo nacional de produção de vacinas. O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) protocolou junto ao Ministério da Saúde um pré-projeto para desenvolvimento de uma planta multivacinas, com vistas a atender o Programa Nacional de Imunizações (PNI). Uma vez consolidada, a fábrica pode colocar o Tecpar como terceiro maior produtor de vacinas do Brasil, atrás do Instituto Butantan, em São Paulo, e Biomanguinhos/Fiocruz, no Rio de Janeiro.

Receba as notícias do Paraná pelo WhatsApp

Segundo a assessoria de comunicação do Tecpar, a previsão é de que o projeto seja licitado em 2021. "A intenção com essa planta é instalar plataformas tecnológicas das mais variadas vacinas para fazer do Tecpar um polo alternativo aos já existentes no Brasil, com acordos com companhias farmacêuticas visando a transferência de tecnologia ao instituto", diz o órgão.

O custo para construção da planta multivacinas é estimado em R$ 1,2 bilhão. De acordo com o Tecpar, a ideia é que esse investimento seja custeado pelo Ministério da Saúde "e por eventuais parceiros, como forma de diversificar fornecedores de vacinas no país e dar mais segurança ao fornecimento aos brasileiros."

Criado em 1940, o Tecpar atua desde sua fundação na produção de medicamentos biológicos, vacinas e kits de diagnóstico para uso animal e humano. Como laboratório oficial, fornece insumos, medicamentos e vacinas ao Ministério da Saúde, entre elas a vacina antirrábica veterinária, produzida pelo instituto há 40 anos e que conseguiu controlar casos de raiva humana e animal.

Em relação à Covid-19, o governo do Paraná e o Fundo de Investimento Direto da Rússia possuem um memorando de entendimentos para cooperação técnica sobre a vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya. Na terça-feira (24), os desenvolvedores anunciaram que dados preliminares indicam uma eficácia de 95% na imunização. A parceria tem a expectativa de realização da fase 3 dos estudos clínicos da vacina no Brasil, bem como uma eventual produção no país, por meio do Tecpar.

2 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 2 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • E

    Edivaldo S

    ± 0 minutos

    Esperamos que esse projeto se realize. Esperamos a politicagem não atrapalhe esse trabalho....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • S

      Sr. Walker

      ± 5 horas

      Legal, nos próximos anos hoje em dia soa bem melhor do que na próxima semana do governo federal. Resta saber quais as chances desse nos próximos anos. Promessas, promessas, promessas e mais promessas. Nós devemos mesmo ser um bando de idiotas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      Fim dos comentários.