Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tempestade

Tornado atinge São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba

Tornado atinge São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba
Simepar confirma ocorrência de um tornado no município de São José de Pinhais (PR), na região metropolitana de Curitiba. (Foto: Reprodução/Redes sociais/YouTube/Tribuna do Paraná)

Ouça este conteúdo

Um tornado atingiu neste sábado (10) São José de Pinhais (PR), na região metropolitana de Curitiba. A informação foi confirmada pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Os ventos fortes destelharam casas e arrancaram coberturas metálicas.

Nas redes sociais, vídeos registrados pelos moradores da região mostram um movimento circular de nuvens durante a tempestade que atingiu a cidade, com mais intensidade no bairro Gatupê.

"O Simepar confirma que ocorreu um tornado no bairro Guatupê, em São José dos Pinhais, no fim da tarde deste sábado (10). A classificação do fenômeno depende de visitas técnicas que serão realizadas ao longo do fim de semana. A análise ainda inclui dados do radar de Curitiba", disse o órgão no X.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, entre 250 e 300 residências foram afetadas por destelhamento e duas pessoas ficaram feridas. Uma das vítimas teve ferimentos leves e a outra moderados. Ao todo, duas famílias ficaram desalojadas e 92 lonas foram distribuídas na região.

VEJA TAMBÉM:

Alguns bairros da região estão sem luz e equipes da Copel estão mobilizadas. Equipes da Defesa Civil estão de prontidão para garantir a segurança da população. Em caso de emergência, especificamente em São José dos Pinhais, deve-se entrar em contato pelos telefones 190 ou (41) 99231-0817.

Em novembro de 2025, três tornados atingiram o Paraná, com ventos que chegaram a 250 km/h em Rio Bonito do Iguaçu, que ficou parcialmente destruída. Segundo o Simepar, a cidade foi atingida por um tornado F3, conforme a escala Fujita. Na ocasião, os municípios de Guarapuava e Turvo também foram atingidos por tornados.

Governo do Paraná monitora situação no Litoral

Em razão das chuvas que atingem as cidades do Litoral do Paraná desde às 18h30, o governo do estado monitora a situação em tempo real com suporte da Defesa Civil do Estado, que analisa as condições climáticas. A orientação de momento é buscar abrigo e proteção fora da orla. Painéis instalados na arena reforçam essa mensagem.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.