• Carregando...
Tribunal Regional Eleitoral do Paraná terá central de checagens contra fake news
| Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo

Nas eleições municipais deste ano, marcadas para 4 de outubro em 1º turno, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) terá uma central de checagens para combater a disseminação de informações falsas. "Todos acompanharam os problemas que aconteceram na eleição de 2018 com as desinformações e as fake news. Entre candidatos era perfeitamente previsível, mas não se esperava que as mentiras viessem tentando atingir a própria credibilidade da Justiça Eleitoral, colocando em dúvida a lisura do pleito", disse o desembargador Tito Campos de Paula, que assumiu a presidência do TRE-PR nesta segunda-feira (3).

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

Segundo o desembargador, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já montou um time de especialistas, envolvendo a Polícia Federal, Exército e órgãos de segurança para "enfrentar essa questão". "Aqui no Paraná estamos formando com a comunicação social uma espécie de central de checagens e aí entra a importância da rapidez. Assim que sair uma informação incorreta, falsa, não dá para reagir um, dois ou três dias depois. Hoje, em minutos já passou muito tempo", comentou.

O ex-presidente do tribunal, desembargador Gilberto Ferreira, lembrou o episódio da suposta fraude nas últimas eleições em urnas eletrônicas no Paraná, que foi descartada em auditoria com técnicos da Justiça e Polícia Federal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]