• Carregando...
Novo coronavírus entra nos critérios de triagem para a doação de sangue no Brasil
Níveis dos estoques de sangue chegaram perto do limite de segurança, após isolamento social imposto pelo coronavírus| Foto: Visual Hunt

Uma parceria entra o Governo do Paraná e a Uber deve colaborar para garantir os estoques de sangue no Hemepar. O número das doações despencou após a declaração da pandemia do coronavírus e a medida deve garantir o pagamento do transporte para a maioria das pessoas que realizar uma doação nas cidades de Curitiba, Londrina e Maringá.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

A ação começou nesta quarta-feira (15) e vai até a próxima semana, 22 de abril. Um código promocional será liberado para os doadores que fizerem o deslocamento para as unidades ou a partir delas.

Em Curitiba, as pessoas que aplicarem o código UBERHEMEPARCWB terão até R$ 30 de desconto em viagens para ir e voltar de Uber ao Hemepar. Nas outras cidades, o desconto é de R$ 20,00 para realizar os trajetos. Veja ao final da matéria os códigos e como utilizar os créditos no aplicativo, antes das corridas.

Por causa do feriado de Tiradentes, o Hemocentro de Maringá não abrirá na terça-feira (21) e o de Londrina, não estará atendendo na segunda (20) e terça-feira (21).

Agendamento

O Hemepar adotou diversas medidas para evitar aglomerações. Por isso, é necessário agendar previamente a doação pelo aplicativo, pelo site do PIÁ (www.pia.pr.gov.br) ou pelo telefone (41) 3281-4000. São distribuídas 104 senhas diariamente pelo agendamento.

“Aliada às nossas medidas, a parceria com a Uber vai dar ainda mais tranquilidade aos doadores, que poderão ir e voltar de forma segura, sem passar por aglomerações e sem precisar utilizar o transporte público”, ressalta Liana Labres de Souza, diretora do Hemepar.

Os bancos de sangue orientam que o doador deve seguir as recomendações das autoridades de saúde pública para saber se pode sair de casa com segurança. Além disso, também é necessário preencher alguns requisitos para a doação, entre outras recomendações:

  • - ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam estar acompanhados de um responsável e acima de 60 anos já precisa ter doado anteriormente);
  • - boas condições de saúde;
  • - não estar tomando antibióticos ou medicamentos de uso contínuo.

Estoques baixos

De acordo com a diretora do Hemepar, a necessidade de sangue, que já é grande durante todo o ano, agora é ainda maior. A unidade está coletando, em média, 120 bolsas de sangue por dia, metade da capacidade de estoque.

“A situação só não está mais crítica porque o isolamento reduziu os acidentes de trânsito e as brigas que causam ferimentos, além do cancelamento das cirurgias eletivas”, explica Liana. “Porém, vários pacientes precisam de transfusões frequentes. Estamos utilizando todo o estoque que é coletado no dia, sem poder fazer a separação das hemácias e das plaquetas, que levam mais dias”, conta.

Serviço

Veja como ativar a promoção:

1. No aplicativo da Uber, selecione a opção “Pagamento”;
2. No item “Promoções”, selecione a opção “Adicionar código promocional”;
3. Insira o código UBERHEMEPARCWB (Curitiba), UBERHEMEPARMGF (Maringá) e UBERHEMEPARLDB (Londrina);
4. Por último, clique em “Adicionar”.

*O código é válido para duas viagens tendo o Hemepar ou os hemocentros como origem ou destino. O HEMEPAR fica na Travessa João Prosdócimo, 145 – Alto da XV. Atendimento de segunda a sábado, das 7h30 às 18h.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]