i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
2020/2021

Vestibular da UFPR já tem as datas de inscrição e das provas definidas. Confira

    • Tribuna do Paraná
    • 19/10/2020 14:03
    Vestibular 2020/2021 da UFPR
    Vestibular 2020/2021 da UFPR já tem as datas definidas.| Foto: André Rodrigues/Arquivo/Gazeta do Povo

    As inscrições para o vestibular 2020/2021 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) começam dia 3 de novembro. Por causa da pandemia do coronavírus, as provas foram adiadas.

    RECEBA informações do Paraná no WhatsApp

    De acordo com o edital do vestibular, a primeira fase do processo seletivo acontece em 28 de fevereiro de 2021. A convocação para a segunda fase está marcada para o dia 24 de março e as provas de redação e habilidades específicas para os dias 18 e 19 de abril.

    Os candidatos terão até 12 h do dia 18 de dezembro para a inscrição, que devem ser feitas exclusivamente pelo site da Núcleo de Concursos da UFPR. O custo da taxa de inscrição é de R$ 155. Todo o programa das provas está disponível no site da UFPR.

    A relação completa de vagas disponíveis para o vestibular será divulgada no Guia do Candidato no início do período de inscrições. Durante a pandemia, o Núcleo de Concursos vai manter uma Central de Atendimento ao Candidatos para tirar as dúvidas dos vestibulandos. São três números disponíveis: (41) 3313-8815, (41) 3313-8816 e (41) 3313-8818. As dúvidas também podem ser tiradas pelo sistema interativo do site da universidade (www.nc.ufpr.br).

    Datas importantes do vestibular 2020/2021 da UFPR

    • Início das inscrições - 3 de novembro 2020
    • Fim das inscrições - 18 de dezembro 2020
    • Provas da primeira fase - 28 de fevereiro 2021
    • Provas da segunda fase - 24 de março 2021
    • Redação e provas de habilidades específicas - 18 e 19 de abril 2021

    Isenção da taxa de inscrição

    Os estudantes que têm direito à isenção de taxa de inscrição por estarem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) precisam requerer o direito entre os dias 3 e 13 de novembro.

    Quem tem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que tenha cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou como bolsista integral de escola particular também tem direito à isenção da taxa. Neste caso, o período para requerimento da isenção da taxa é do dia 3 a 20 de novembro. Treineiros não têm direito à isenção da taxa de inscrição.

    Cotas

    A banca de validação do Termo de Autodeclaração para aqueles que concorrem às vagas para pretos, pardos e indígenas acontecerá durante o processo seletivo, como aconteceu no processo seletivo do ano passado. A novidade, que foi incluída no vestibular de 2017 permite que aqueles que não tenham a declaração validada possam concorrer a vagas em outro tipo de concorrência.

    A regras para a reserva de vagas das cotas raciais, assim como socioeconômicas e para deficientes estão todas explicadas no edital do processo seletivo.

    Deixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros
    Máximo de 700 caracteres [0]

    Receba Nossas Notícias

    Receba nossas newsletters

    Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

    Receba nossas notícias no celular

    WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

    Comentários [ 0 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.