• Carregando...
Fachada da sede histórica da UFPR, na praça Santos Andrade, em Curitiba
Fachada da sede histórica da UFPR, na praça Santos Andrade, em Curitiba| Foto: Jonathan Campos / Arquivo Gazeta do Povo

O diretor do Setor de Educação da universidade e a pró-reitora de Assuntos Estudantis são os novos candidatos a reitor da Universidade Federal do Paraná, na lista tríplice definida pelo Conselho Universitário. Candidatos de última hora, após o conselho reabrir inscrições de chapas para a reitoria no dia 24 de setembro, eles foram, respectivamente, o segundo e o terceiro candidato mais votados e deixaram fora da lista o professor Horácio Tertuliano, candidato de oposição, que protagonizava um bate-chapa com o atual reitor Ricardo Marcelo Fonseca até as novas candidaturas.

As principais notícias do Paraná no seu Whatsapp

Segundo mais votado na lista tríplice, com 13 votos do colégio eleitoral, Marcos Alexandre do Santos Ferraz é diretor do Setor de Educação desde 2018. Ferraz possui graduação em Comunicação Social, mestrado em Sociologia, doutorado e pós-doutorado em sociologia pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra – Portugal. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho e Sindicalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: sindicalismo docente na educação básica, trabalho docente e política educacional, movimento dos trabalhadores e sociologia do trabalho.

Também oriunda do setor de Educação, Maria Rita de Assis César, que recebeu 12 votos do colégio eleitoral, assumiu a pró-reitoria de Assuntos Estudantis na gestão de Ricardo Marcelo. Ela é bióloga, com mestrado e doutorado em Educação e pós-doutorado em Filosofia Contemporânea pela Universidade de Paris XII. Suas áreas de pesquisa são Educação na contemporaneidade, Gênero, Teoria Feminista e Diversidade Sexual. Em entrevista ao site da UFPR, quando tomou posse como pró-reitora, a professora disse que participou ativamente da construção do programa de gestão do atual reitor, elaborando as propostas em relação às questões de inclusão e de diversidade. Foi dela a proposta de criação da Superintendência de Inclusão e de Diversidade dentro da universidade.

Marcos Ferraz e Maria Rita não registraram candidatura em julho, prazo original para a homologação dos candidatos a reitor e não participaram da consulta pública feita à comunidade universitária no início de setembro, em que só foram à votação os nomes de Ricardo Marcelo e Horárcio Tertuliano. Com a vitória do atual reitor, mas a recusa de Tertuliano em retirar a candidatura (um praxe nas eleições da UFPR), o Conselho Universitário, que, em eleições anteriores apenas completava a lista tríplice com nomes indicados para cumprir a formalidade, decidiu reabrir as inscrições. Foi quando os dois professores registraram suas candidaturas e acabaram recebendo mais votos que Tertuliano, na votação realizada na última quarta-feira.

À Gazeta do Povo Ferraz disse que colocou seu nome à disposição do Conselho Universitário após orientação do Ministério da Educação de que a lista não poderia ter apenas dois nomes. “O Colégio Eleitoral, que organiza a lista tríplice, tem um rito que é diferente da Consulta. Legalmente, o próprio Ministério da Educação orientou que novas inscrições fossem abertas, pois deveria haver três nomes. Por esta exigência legal disponibilizei meu nome para a análise dos Conselheiros. O Colégio Eleitoral referendou a Consulta e escolheu para encabeçar a lista, o professor Ricardo Marcelo. Respeitando a democracia, reconheço a Decisão do Colégio Eleitoral, parabenizo o vencedor e desejo que a decisão da Comunidade seja respeitada”, declarou.

Maria Rita seguiu na mesma linha. "Disponibilizei meu nome porque a UFPR realizou uma consulta ao MEC e foi informada em documento oficial de que a lista deveria conter três nomes e novas inscrições deveriam ser abertas". Sobre o resultado da votação ela afirmou: "respeitamos a decisão do Colégio Eleitoral da UFPR, que seguiu todos os requisitos legais que foram inclusive confirmados por decisão da Justiça Federal, e parabenizamos o Prof. Ricardo Marcelo Fonseca, que encabeça a lista e que foi o mais votado pelos conselheiros do COUN (Conselho Universitário), o órgão máximo da UFPR".

Fora da lista tríplice após a inclusão dos novos nomes e a derrota no Conselho Universitário, a chapa de Horário Tertuliano informou que fará uma reunião da avaliação no final de semana para decidir que posicionamento adotará.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]