• Carregando...
Prédio da UFPR, na Praça Santos Andrade, centro de Curitiba.
Prédio da UFPR, na Praça Santos Andrade, centro de Curitiba.| Foto: André Rodrigues/Arquivo Gazeta do Povo

O último debate previsto na reta final da disputa eleitoral na Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi marcado pela ausência de um dos candidatos a reitor. A chapa 1, encabeçada pelo professor Horácio Tertuliano Filho, comunicou à comissão organizadora, a poucos instantes do início do debate, que ele não poderia comparecer por motivo de saúde e que a candidata a vice, professora Ana Paula Mussi Szabo Cherobim ocuparia o tempo disponível para a chapa. A Gazeta do Povo buscou a coordenação de campanha para confirmar a razão da ausência, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

RECEBA notícias sobre o Paraná pelo WhatsApp

A ausência foi considerada justificada pela comissão organizadora, que decidiu alterar as regras diante das circunstâncias. Com isso, o início do debate, marcado para começar às 16h30, atrasou por mais de meia hora. Diante da nova situação, cada chapa teve direito a 20 minutos para expor argumentos e considerações. O tempo foi usado de maneira incisiva pelos dois grupos, que trocaram acusações e reclamaram mutuamente de inverdades que teriam sido propagadas nas redes sociais. Pela chapa 1, apenas a candidata a vice falou. Pela chapa 2, o tempo ficou dividido entre os professores Ricardo Marcelo Fonseca e Graciela Ines Bolzón de Muniz, tentando a reeleição.

Dois outros debates organizados pela comunidade acadêmica já foram realizados durante as últimas semanas, para embasar o voto na disputa. Para escolher quem preferem para o mandato 2020-2024, os eleitores vão às urnas, pela primeira vez, de forma virtual. A votação acontecerá das 7 horas do dia 1º de setembro às 18 horas do dia 2 de setembro. O resultado da eleição compõe uma lista tríplice, encaminhada ao presidente da República, que indica quem assumirá o cargo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]