• Carregando...
Vacina da Pfizer é a única autorizada pela Anvisa para ser aplicada em adolescentes a partir de 12 anos.
Vacina da Pfizer é a única autorizada pela Anvisa para ser aplicada em adolescentes a partir de 12 anos.| Foto: Gilson Abreu / AEN

A vacinação da Covid-19 em adolescentes no Paraná deve iniciar em outubro. Nesta terça-feira (17), o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) afirmou que o cronograma da imunização adulta está adiantado. Dessa forma, a meta de vacinar com a primeira dose todos os 8,7 milhões de paranaenses acima de 18 anos será cumprida até o fim de setembro, podendo abrir a aplicação no mês seguinte para o público a partir de 12 anos.

RECEBA NO SEU WHATSAPP NOTÍCIAS DO PARANÁ

“Fechando a população adulta, começamos a vacinar os jovens a partir de 12 anos”, afirmou o governador, ao apresentar números do ritmo da vacinação no estado.

Nesta terça, o Paraná alcançou a primeira meta do planejamento de aplicar a primeira dose em 80% da população adulta em agosto. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Paraná aplicou desde o início da imunização em 18 de janeiro 9.509.603 doses. Dessas,  6.721.229 eram de primeira aplicação e 317.524 da Janssen, de dose única. Esse montante somado dá 7.038.753 doses, o equivalente a 80,9% da população acima de 18 anos. Já o volume de segunda dose está em 2.472.790.

“Fechamos com duas semanas de antecedência 80% da população vacinada [com a primeira dose] para dar continuidade às nossa meta de chegar em setembro com 100% da população adulta do Paraná vacinada com a primeira dose”, diz Ratinho Jr.

Vacinas liberadas

Sobre a vacinação de adolescentes, o governador lembra que o ritmo vai depender da autorização de mais imunizantes para aplicação acima de 12 anos. Por enquanto, só a vacina da Pfizer está liberada para este público pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“A Anvisa só deu aval para vacinação de jovens com a Pfizer, então teríamos que espera a chegada de Pfizer. Mas pelas conversas que tenho tido com o ministro da Saúde e pelo cronograma que vem sendo passado pelo ministério, a Pfizer tem um cronograma de entrega nesse segundo semestre de 100 milhões de doses. Se o cronograma for mantido, é bem provável que acabando os adultos já começamos a vacinar dos adolescentes”, reforçou o governador.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]