
Ouça este conteúdo
Chamada de “Marcha do Batom”, uma passeata em prol da anistia aos presos do 8 de janeiro espera reunir centenas de pessoas segurando batons e vestindo roupas pretas e brancas no Centro de Curitiba. O evento está marcado para o próximo domingo (13), às 14h, na Praça Santos Andrade. Dali, os participantes percorrerão pouco mais de um quilômetro até a região da cidade conhecida como “Boca Maldita”, na Rua XV de Novembro.
“E por que Boca Maldita? Por que é um centro político de Curitiba e porque remete ao batom”, explicou a vereadora Delegada Tathiana Guzella (União), ao explicar que a ideia da passeata surgiu após o ministro Alexandre de Moraes votar para condenar a 14 anos de pena a cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos. As provas existentes contra a mulher são imagens dela pichando, com batom, a frase “perdeu, mané” na estátua em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) durante os atos do 8/1.
Após o voto do ministro, o caso da cabeleireira se tornou conhecido em todo o Brasil e a condenação foi alvo de críticas a respeito da desproporcionalidade das penas. O julgamento foi, então, suspenso pelo ministro Luiz Fux, e Débora obteve prisão domiciliar com diversas medidas cautelares depois de dois anos presa, longe dos filhos pequenos, enquanto aguarda o desfecho de seu caso.
Após a repercussão, o batom se tornou símbolo da liberdade aos presos do 8 de janeiro, com campanhas online de pessoas segurando batons e marcando a hashtag #SomosTodosDebora. Além disso, a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro (PL) pediu que as mulheres levassem batons à manifestação em prol da anistia realizada na Avenida Paulista no último domingo (6).
Marcha do Batom pode fortalecer luta pela anistia, afirma vereadora
Agora, a mesma convocação ocorre em Curitiba, onde a vereadora convida famílias da capital paranaense e das cidades da região a levantarem batons durante a marcha no próximo domingo (13) em apoio à anistia aos presos do 8 de janeiro. Segundo ela, a ação pode dar mais força à campanha e incentivar outras cidades do país a fazer o mesmo, pressionando o Congresso.
“A partir do momento que a população em todo o Brasil se movimenta, podemos ter impacto positivo e dar esperança para que a anistia ocorra”, afirma, ao citar como exemplo as manifestações em prol da vida em 2023, que fizeram o STF adiar o julgamento referente à descriminalização do aborto – ADPF 442, de autoria do PSOL em conjunto com a ONG pró-aborto, Instituto Anis.
“Se todos fizermos nossa parte e formos para a rua pedir essa anistia sem baderna, conforme exige a Constituição, criaremos boas perspectivas de influenciar essa decisão”, incentiva a vereadora que, além de convidar a população e grupos do WhatsApp como o “Tias do Zap”, também chamou para a marcha os demais vereadores da cidade, o prefeito Eduardo Pimentel (PSD), deputados estaduais e o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD).
Defesa da cabeleireira Débora confirmou presença no evento
Além das autoridades, familiares e advogados da cabeleireira Débora Rodrigues também foram convidados para a Marcha e, até a manhã desta quinta-feira (10), a advogada Taniélli Teles já havia confirmado presença.
Segundo ela, defesa e familiares ficaram “imensamente emocionados e gratos” com o convite. “É uma iniciativa louvável, traz ainda mais visibilidade para o caso e conscientiza a população das injustiças sofridas pela Débora e pelos demais presos políticos”, aponta, ao citar a necessidade de dar voz a esses casos.
“São processos absurdos, cujas penas são totalmente desproporcionais, aplicadas a pessoas comuns, pessoas de bem, que nunca responderam qualquer processo criminal anteriormente e que hoje têm suas vidas moídas pelo STF”, disse.
Serviço
A Marcha do Batom está marcada para este domingo (13),às 14h, na Praça Santos Andrade, Centro de Curitiba. O público estimado pela organização é de 1.000 a 1.500 pessoas, e o convite é para que participem vestindo camiseta preta ou branca e carregando batons e cartazes. “Será uma manifestação pacífica, e esperamos você”, finaliza a vereadora Delegada Tathiana.
VEJA TAMBÉM:








