• Carregando...
Vestibular da PUC
Inscrições do vestibular da PUCPR vão até 16 de novembro| Foto: Henry Milléo / Arquivo Gazeta do Povo

O vestibular da PUC-PR, edição de verão, chega com mudanças forçadas pela pandemia de Covid-19, mas que podem ser definitivas. Os exames, que acontecem em 22 de novembro para todos os cursos, exceto medicina (6 de dezembro), vão ser digitais.

As principais notícias do Paraná em seu WhatsApp

Até 16 de novembro as inscrições ficam abertas pelo site oficial do processo seletivo e custam R$ 75 para todos os cursos, menos o de medicina, que custa R$ 390. Serão ofertadas vagas de bacharelado, licenciatura e tecnologia nos três campi da universidade, localizados em Curitiba, Londrina, Maringá e Toledo.

Segundo a instituição, a decisão foi tomada em respeito às orientações sanitárias de isolamento social a fim de evitar a propagação do coronavírus. O investimento feito corresponderia a duas vezes o de um vestibular tradicional. Os valores não foram divulgados.

O vice-reitor da universidade, Vidal Martins, vê várias vantagens com a mudança: “o processo fica mais ecológico, devido à não necessidade de impressão de papel; a logística é facilitada e evita aglomerações que favorecem a transmissão do coronavírus; evitam-se congestionamentos no trânsito e  o estresse para chegar antes de fechar os portões”.

Outra vantagem destacada por ele é de que se abrem possibilidades para que estudantes de qualquer lugar do mundo participem e, se aprovados, decidam posteriormente pelo ingresso na instituição. A expectativa é de que entre 5 mil e 10 mil candidatos participem das provas.

Uma das principais preocupações da universidade é com a segurança do processo. A iniciativa vai ocorrer por meio de uma plataforma virtual, com sistema de autenticação, monitoramento online, com fiscalização e controle em tempo real. Cerca de 200 fiscais estarão envolvidos no vestibular da PUC-PR.

Martins destaca que o candidato deverá ter um computador com microfone e câmera, que deverá ficar aberta o tempo todo. “Um sistema de inteligência artificial vai identificar possíveis comportamentos ou ações inadequadas. E o processo contará com o apoio de auditores externos.”

Também será usado um navegador próprio para a realização da prova. O vice-reitor afirma que as questões aparecerão de forma aleatória para os candidatos, com as alternativas embaralhadas.

No dia 30, a universidade vai realizar um webinar sobre o processo seletivo digital. E, em 19 de novembro, será realizado um teste de ambientação, enviado para o e-mail cadastrado na inscrição.

A PUC-PR projeta que a divulgação dos candidatos aprovados em primeira chamada do vestibular tradicional será em 30 de novembro. A dos aprovados em medicina será divulgada em 14 de dezembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]