Devoção

100 anos da novena de Perpétuo Socorro: homenagem e 24 horas de orações em Curitiba

Daliane Nogueira
30/06/2022 19:33
Thumbnail

Devoção a Nossa Senhora do Perétuo Socorro: 100 anos de novenas no mundo. Foto: Yasmin Gasparini / | Yasmin Gasparini / Divulgação

“A novena para o devoto é como o ar que nós respiramos. O devoto precisa dessa oração para se manter vivo espiritualmente.” É dessa forma que o Padre Sérgio Lima, vigário do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro se refere ao encontro dos devotos, todas as quartas-feiras no templo na Praça Portugal, no Alto da Glória, em Curitiba.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A julgar pelo movimento observado semanalmente, reunindo mais de 40 mil pessoas na igreja, distribuídas nos 17 horários de novena, não é um exagero. Quem vive em Curitiba, independentemente de frequentar a novena, sabe que se trata de um marco na vida da cidade. E, garante Padre Sérgio, é um momento de acolhimento da comunidade e agregador das diferenças. “Recebemos desde os profissionais e pessoas mais simples, até as mais letradas. Temos ‘noveneiros’ ortodoxos, espíritas. Enfim, a devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é para todos”, relata.
E, para todos os ‘noveneiros’, 2022 é um ano especial. Trata-se da comemoração mundial pelo jubileu de 100 anos das novenas em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O Santuário em Curitiba vem se preparando para uma grande celebração desde outubro de 2021.
O grande dia será em 9 de julho, um sábado. Na ocasião acontecerão 24 horas ininterruptas de novenas, além de celebrações especiais. Na capital paranaense as novenas contam 62 anos. “Nesse período, são inúmeros os relatos de graças alcançadas. Mantemos em nosso arquivo muitas cartas de devotos”, afirma Padre Sérgio.

Devoção e graça

Todos os responsáveis pelo Santuário tinham a certeza de que tamanha comemoração merecia eventos grandiosos e marcantes. E nada poderia ser mais emblemático do que envolver devotos para homenagear Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Dessa ideia surgiu boa parte do que fará parte da programação no dia 9 de julho.  (Confira a programação completa no final da matéria).
O ápice será às 18 horas, quando sairá da Capela da Glória (endereço da primeira novena em Curitiba, na década de 1960) uma procissão especial. “Uma modelo fará a interpretação de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro trajando um manto desenhado e executado para essa data”, diz Padre Sérgio.
Essa ideia tem a produção e direção de Victor Salvaro, produtor cultural, mas, acima de tudo, um devoto. Durante nove meses, Salvaro esteve na Comunidade Terapêutica Perpétuo Socorro, para tratar a dependência química. “Eu hoje vivo uma transformação. Afirmo que eu morri e para mim essa celebração é um renascimento. Aprendi a amar as pessoas, aprendi a me amar e sou muito grato a Nossa Senhora Perpétuo Socorro”, relata.
Helen e Victor: encontro na moda e na devoção. Foto: Rinaldo Franco / Divulgação
Helen e Victor: encontro na moda e na devoção. Foto: Rinaldo Franco / Divulgação
Padre Sérgio convidou Victor para que ele pensasse em uma
forma de homenagem para marcar o jubileu. “Pensei: tenho de trabalhar com moda,
unindo essa questão da devoção e me comprometi a procurar profissionais também
devotos”, conta.
Detalhes da criação de Edson Edel, com direção de Victor Salvaro e vestido por Helen Oliveira. Foto: Rinaldo Franco / Divulgação
Detalhes da criação de Edson Edel, com direção de Victor Salvaro e vestido por Helen Oliveira. Foto: Rinaldo Franco / Divulgação
Somaram-se a Victor o estilista Edson Edel e a modelo Helen Oliveira. Edson desenvolveu um manto com inspiração no brilho das estrelas. “Usei tafetá seda pura rebordado em fio de ouro e strass. Tudo feito à mão”, detalha Edel, que tem no currículo o desenho e execução de projetos para outras igrejas, tendo feito manto para Catedral de Curitiba e Igreja Bom Jesus, além de trajes para o Padre Reginaldo Manzotti. Ele assina, ainda, vestidos para noivas com o bordado de imagens de diferentes santos.
Foto: Rinaldo Franco / Divulgação
Foto: Rinaldo Franco / Divulgação
Para o manto e o vestido foram usados seis metros de tafetá, outros seis de organza, além de 50 metros de strass e dois quilos de vidrilhos.
Helen compartilha da emoção em participar da homenagem. “Sou
muito devota. Minha avó, meu pai, meus irmãos, todos frequentam as novenas
semanalmente. E eu sou a prova de um milagre. Minha mãe teve uma complicação durante
o meu parto. Ela recorreu à fé que tem em Nossa Senhora e tudo deu certo. Fico extremamente
emocionada em representar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”, afirma.
De acordo com Victor, o mesmo manto será usado por outras cinco modelos que ele “descobrirá” durante as novenas (com seu olhar de caça talentos). Elas serão fotografadas por seis profissionais da cidade e as imagens farão parte de um calendário 2023, que será impresso e comercializado para apoiar a Comunidade Terapêutica que o atendeu e apoiou na recuperação da drogadição.
Benção do manto que será usado na procissão. Foto: Guilherme Martins / Divulgação
Benção do manto que será usado na procissão. Foto: Guilherme Martins / Divulgação
O manto foi apresentado ao Padre Sérgio para receber uma bênção.  A procissão passará por hospitais da região: Hospital de Clínicas, Instituto de Medicina e Cirurgia do Paraná e Oswaldo Cruz, até chegar ao Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Victor Salvaro, Edson Edel e Padre Sérgio Lima durante a apresentação do manto especial para as comemorações dos 100 anos de novena. Foto: Guilherme Martins / Divulgação
Victor Salvaro, Edson Edel e Padre Sérgio Lima durante a apresentação do manto especial para as comemorações dos 100 anos de novena. Foto: Guilherme Martins / Divulgação
Helen terá a companhia de mais de 100 pessoas (entre elas
várias crianças) com trajes de anjos. “Será um grande encontro. Queremos lembrar
e agradecer todos os que trouxeram essa devoção até aqui e teremos
peregrinações de várias comunidades para se reunir no Santuário”, completa Padre
Sérgio.

Consagração a Nossa Senhora

Outra iniciativa que vem fazendo parte da comemoração pelo
jubileu centenário é o resgate da prática da Arquiconfraria, que deu origem às
novenas. “É uma associação de fiéis com a finalidade de propagar a devoção a
Mãe do Perpétuo Socorro, com exercícios espirituais diários e uma missa mensal,
com o propósito de reafirmar nosso compromisso”, informa o sacerdote.
Os mais de 300 membros do grupo recebem um Manual de
Exercícios Espirituais e passam por nove meses de preparação até a esperada
consagração. “É um mergulho na essência dessa consagração”, completa. É
possível fazer parte da Arquiconfraria entrando em contato com a secretaria do
Santuário pelo telefone (41) 3253-2031.

Tradição

A Novena Perpétua ao ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro nasceu em 1922, na Paróquia Santo Afonso, na cidade de St. Louis, Missouri, Estados Unidos. A ideia inicial foi do missionário redentorista, Padre André Brown. A partir de então, a devoção tornou-se rapidamente conhecida e foi levada para vários países, principalmente por meio dos Missionários Redentoristas que abriam novas casas de missão.
A devoção, entretanto, vem desde 1866, quando o papa Pio IX entregou o ícone do Perpétuo Socorro aos Redentoristas, pedindo que tornassem Nossa Senhora do Perpétuo Socorro conhecida no mundo todo.
Capela de Nossa Senhora da Glória, restaurada em 2018. Foto: Fernando Zequinão / Arquivo / Gazeta do Povo
Capela de Nossa Senhora da Glória, restaurada em 2018. Foto: Fernando Zequinão / Arquivo / Gazeta do Povo
No Brasil, a expressão mais importante da devoção mariana é
a celebração da Novena Perpétua. Em Curitiba, as tradicionais novenas
acontecem, ininterruptamente, desde o início da década de 1960. A primeira
novena contou com apenas oito pessoas, na Capela da Glória, na Avenida João
Gualberto. O número de fiéis foi crescendo e, nove anos depois, foi construído
o atual santuário, que atrai milhares de devotos anualmente. A celebração dos
100 anos de novena no mundo será mais um marco para essa história de fé e devoção.

Serviço:

  • Jubileu de 100 anos das novenas no mundo e 62 anos em Curitiba
  • Local: Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo. Socorro (Praça Portugal, s/n – Alto da Glória. Curitiba. Telefone: (41) 3253-2031.
  • Dia 9 de julho de 2022.

Programação do dia: 

  • 00h às 0:15h - Abertura solene do Jubileu. Serão 24 horas de novenas, de hora em hora, com a participação popular de Curitiba e região, pastorais, caravanas e convidados.
  • 0:15h às 23h - Novena de hora em hora
  • 7h, 12h e 15h - Missa com Novena
  • 18h - Procissão com o Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Procissão dos Anjos20h - Missa solene do Jubileu
  • 20h - Missa solene do Jubileu