Festival de Curitiba

Bois de Parintins abrem Festival de Curitiba e fazem duas apresentações abertas ao público

Vivian Faria
19/02/2024 15:20
Thumbnail
Na noite de 25 de março, o Viasoft Experience, espaço de eventos que fica dentro da campus Ecoville da Universidade Positivo e integra o UP Experience, vai se transformar em uma filial do bumbódromo de Parintins, município do interior do Amazonas. É que a abertura do Festival de Curitiba vai trazer à capital paranaense os bois Caprichoso e Garantido, grupos folclóricos com mais de 110 anos de história e que, desde 1966, disputam o Festival de Parintins e vem conquistando torcida em todo o Brasil.
"A curadoria esse ano tem um eixo amazônico. Temos três espetáculos – 'Cabaré Chinelo', 'Ühpü' e 'Ta', do Corpo de Dança do Amazonas – do Amazonas", explicou a diretora do Festival de Curitiba, Fabíula Passini, em coletiva na manhã desta segunda-feira (19). "Nesse ano, pensando nesse eixo amazônico, a gente tem o maior prazer de trazer os bois de Parintins, Garantido e Caprichoso".
Essa é a primeira vez que os grupos folclóricos vêm ao Sul do país. Ao todo, 40 pessoas vêm a Curitiba para, nas palavras de Passini, "tentar mostrar ao máximo o que é essa festa [de Parintins]". "Estamos muito honrados que eles aceitaram esse convite. Falamos que é um intercâmbio entre o Festival de Parintins e o Festival de Curitiba", diz.
Além do espetáculo de abertura do festival, ele fazem duas apresentações abertas ao público nos dias 26 e 27 de março, no Teatro Positivo – cujos ingressos já estão à venda, por R$ 85 (inteira) e R$ 42,50 (meia entrada). Sob o nome "Caprichoso e Garantido: O Duelo da Amazônia", o espetáculo integra a programação da mostra Temporada de Musicais, uma novidade desta edição do Festival de Curitiba.
Também integram a mostra os espetáculos "Carmen, a Grande Pequena Notável" e "Sílvio Santos Vem Aí!", que serão apresentadas no Teatro Positivo, e "Ney Matogrosso Homem com H", com apresentações no Guairão.