A partir do dia 25

Da Camerata Antiqua a Criolo: confira destaques da programação da Oficina de Música de Curitiba

Equipe Pinó
12/01/2024 15:40
Thumbnail

Entre as atrações, está o cantor Criolo, que fechará o evento. | Helder Fruteira

No próximo dia 25, a 41ª edição da Oficina de Música de Curitiba abre o calendário cultural da capital com uma intensa e variada programação de grandes shows e concertos. Entre as atrações estão Fernanda Takai, Zélia Duncan, Edgard Scadurra, Maria Alcina, Jovem Dionísio e Criolo, além de concertos inspirados na obra de Paulo Leminski – homenageado desta edição, realizada no ano em que o poeta completaria 80 anos.
São esses concertos, aliás, que abrem e fecham a programação. Na abertura, dia 25, haverá a apresentação da obra inédita Cantata Poética para Orquestra, Coro e Solistas, com poemas de Leminski. A composição foi encomendada ao músico e produtor Tim Rescala especialmente para a homenagem ao poeta curitibano e será executada pelo coro e orquestra da Camerata Antiqua de Curitiba. O concerto também dois músicas da nova geração: o violonista Fabrício Mattos e a violoncelista Marina Martins.
O fechamento, por sua vez, ficará a cargo do coro de alunos da oficina em companhia da Orquestra Sinfônica do Paraná. Além de Leminski, o concerto vai homenagear os compositores paranaenses Henrique de Curitiba e Padre Penalva. Ele está marcado para o dia 4 de fevereiro.
Uma terceira apresentação em homenagem ao poeta ficará a cargo da Orquestra À Base de Sopro e da cantora Zélia Duncan, com participação de Estrela Leminski e Téo Ruiz, no dia 27. Neste show serão apresentadas as parcerias do poeta com Zé Miguel Wisnik, Itamar Assumpção, Zeca Baleiro, Moraes Moreira, Guilherme Arantes e Ivo Rodrigues.
Ambos os espetáculos serão no Guairão, palco principal do evento. Ao longo de toda a oficina, o espaço vai receber grandes atrações, com ingressos custando entre R$ 17,50 a R$ 50.

Outros destaques

No dia 26 de janeiro, o Guairão recebe a Orquestra À Base de Corda acompanhada da cantora e compositora Fernanda Takai. No repertório estarão os grandes sucessos da cantora: Ritmo de Chuva, Não Esqueça e Menino Bonito.
Também se unem a banda curitibana Relespública e o guitarrista do IRA!, Edgard Scandurra, que se apresentam no dia 29, e a Banda Lyra Curitibana e a cantora Maria Alcina, com show marcado para o dia 30.
No dia 31, é a vez da banda curitibana Jovem Dionísio, que estourou nas paradas com a música "Acorda Pedrinho".
A programação também prevê um concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná no dia 28. Nele, serão apresentadas trilhas de produções brasileiras, inclusive com a projeção dos filmes. Seguindo uma linha parecida, a Classe da Banda Sinfônica se apresenta no dia 2, com repertório formado por trilhas de desenhos animados.
Um dia antes do fim do evento, no dia 3, é o cantor e compositor Criolo que sobe ao palco do Guairão com as orquestras de MPB formadas por alunos da 41ª Oficina. Os clássicos do samba estarão no repertório do show no dia 03 de fevereiro.

Outras atrações

A 41ª edição terá 11 dias de cursos e aproximadamente 200 atrações entre shows, concertos, sessões de cinema, circuito off em bares e outras atividades.
Além do Teatro Guaíra, as apresentações ocuparão diversos espaços culturais com entrada grátis. Os ingressos estarão à venda em breve e a programação completa pode ser consultada no Guia Curitiba e no site da Oficina de Música.