Nostalgia

Álbum do Zequinha: Gibiteca promove exposição do personagem curitibano

Monique Portela, especial para a Pinó
13/07/2021 10:03
Thumbnail

Nilson Muller é o artista responsável por assumir os traços de Zequinha em 1979.

Quem anda pelas bancas de Curitiba já sabe: o Zequinha está de volta! Criado em 1929, o palhaço estampava as Balas Zequinha, que acompanhavam figurinhas colecionáveis e logo tornaram-se febre regional. Para a nostalgia dos curitibinhas da época, o personagem voltou às bancas pelas mãos de Nilson Muller, artista responsável por assumir os traços do palhaço em 1979.
Para celebrar, a Gibiteca de Curitiba lançou uma exposição em homenagem ao Zequinha, mas também a Muller, que em 2021 celebra seus 80 anos. “O Álbum do Zequinha” traz uma série de reproduções de figurinhas do palhaço. Há desde figurinhas icônicas dos anos 1970 e 1980 até esboços do novo álbum, como Zequinha em home office ou tomando vacina, por exemplo.
A entrada é gratuita. A visitação ocorre de terça a sábado, das 12h às 18h, no Solar do Barão (Rua Carlos Cavalcanti, 533, Centro), onde fica localizada a Gibiteca de Curitiba.

Álbum do Colecionador

O ilustrador Nilson Muller com alguns dos artistas convidados para compor a exposição “Álbum do Zequinha”, na Gibiteca de Curitiba.
O ilustrador Nilson Muller com alguns dos artistas convidados para compor a exposição “Álbum do Zequinha”, na Gibiteca de Curitiba.
Além disso, outros 22 artistas curitibanos participam da exposição, apresentando interpretações diferentes de Zequinha. Entre eles estão Márcia Macedo D’Haese, criadora do personagem Smilinguido e uma das mulheres pioneiras nos quadrinhos curitibanos, bem como José Aguiar, premiado autor da capital.
As releituras estarão presentes no “Álbum do Colecionador”, a nova publicação da marca. Em capa dura, o álbum logo estará nas bancas. De acordo com Nilson, em nota publicada pela Gibiteca de Curitiba, “o privilégio de reunir tantos artistas, numa só mostra, além de muito importante para os ilustradores, poetas e escritores, é uma excelente oportunidade de conviver com mentes tão criativas”.

Serviço:

Exposição “Álbum do Zequinha”
Gibiteca – Solar do Barão (Rua Carlos Cavalcanti, 533, Centro)
De terça a sábado, das 12h às 18h
Entrada gratuita