Erudito

Concerto raro com obra de John Cage e preparo especial no piano chega a Curitiba

Equipe Pinó
19/10/2023 22:26
Thumbnail

As pianistas Grace Torres e Lilian Nakahodo em turnê nacional com ‘Sonatas e Interlúdios Para Piano Preparado’, de John Cage. | Gabriel Stocchero

Curitiba recebe, nos dias 26 e 27 de outubro, a turnê da obra do norte-americano John Cage , ‘Sonatas e Interlúdios para Piano Preparado’, das pianistas Grace Torres e Lilian Nakahodo. O concerto será às 20h, no Teatro Paiol e são as últimas apresentações da turnê que passou por diversas cidades do Brasil. Os ingressos custam R$10. 
Parafusos (de diferentes tipos e tamanhos), porcas, pedaços de plástico e borracha colocados milimetricamente entre as cordas de um piano de cauda fazem parte da complexa preparação para esta execução, que demora de duas a três horas para ficar pronto conforme as precisas indicações feitas por Cage. Composta entre 1946 e 1948, conta com 16 sonatas e 4 interlúdios.
<em>A preparação é feita com a inclusão cuidadosa e calculada dos itens. Foto: Anderson Sutherland </em>
<em>A preparação é feita com a inclusão cuidadosa e calculada dos itens. Foto: Anderson Sutherland </em>
Grace e Lilian, integrantes do Coletivo Pianovero, foram as primeiras e únicas pianistas da América do Sul a gravarem a composição por inteiro, ao vivo. Ao todo, 45 notas são preparadas para o ciclo de Sonatas e Interlúdios e diferentes métodos são usados para modificar o som original do instrumento. A inserção de diferentes objetos em suas cordas resulta em sonoridades inimagináveis.
“Existe ainda muito preconceito com a obra, pois muitos acham que a preparação agride o piano, pelo contrário, o acaricia. O resultado são sons assimétricos, porém delicados e sensíveis que lembram uma exótica orquestra de percussão”, explica Grace.
Considerada como uma das melhores realizações de Cage, o objetivo da obra é expressar os nove estados emocionais, experimentados por qualquer ser humano, de acordo com a tradição hindu, conhecidos como rasa, são eles: o heróico, o erótico, o maravilhoso, o cômico, o patético, o furioso, o terrível, o abominável e a tranquilidade.

Serviço:

Quando: 26 e 27 de outubro, às 20h
Onde: Teatro Paiol
Rua Cel. Zacarias, 51 – Prado Velho