Arte

Curitiba recebe primeira edição do Festival de Dança Contemporânea #ContémDança

Equipe Pinó
05/10/2022 10:31
Thumbnail
O #ContémDança é o novo festival de Dança Contemporânea que está chegando em Curitiba. Realizado de 10 a 15 de outubro, o evento contará com atrações em 5 locais diferentes na cidade: Casa Quatro Ventos; Casa Hoffmann; Cinemateca; espaços públicos como a Praça Rui Barbosa; e o Parque Barigui. A programação conta com apresentações, exibições de filmes, oficinas, residência artística e até um programa de auditório que receberá artistas da programação e que poderá ser visto da plateia ou ao vivo pela internet.
“É um festival que faltava no calendário cultural de Curitiba, já acostumada a grandes eventos artísticos. E a procura pelas atrações já nos primeiros dias de divulgação mostra que a cidade tem público para isso”, diz Eduardo Simões, diretor artístico e idealizador do Festival.
O evento trará diversos artistas da cena nacional e, além disso, também propiciará o “Café Com As Estrelas”, ambiente de troca afetiva e profissional entre artistas e público durante a semana do evento. Todas as atividades são gratuitas. A programação completa está disponível aqui e inscrições nas oficinas devem ser feitas até o dia 7 de outubro. Para as apresentações é possível também reservar ingresso online ou retirá-lo no local da apresentação com até uma hora de antecedência.

Algumas das atrações do festival

O evento recebe artistas de várias partes do país. De Parnaíba, no Piauí, vem Fernanda Silva para apresentar dois trabalhos solos. Também do Piauí vem Soraya Portela e Dona Lara Luz para a exibição de um documentário que retrata senhoras dançarinas de Teresina. Ambas ainda participam de uma conversa após a exibição do filme e ministram uma oficina voltada para mulheres com sessenta anos ou mais. Também do nordeste brasileiro vem o coletivo Giradança, do Rio Grande do Norte.
Também será exibido o filme “E MAR ANHA DO”, de onze performers, entre eles Pol Pi, brasileiro residente na França que participa online de uma conversa sobre o filme. Já de São Paulo vem as artistas Maria Eugenia Tita com um trabalho infantil; Bia Sano com um solo inspirado na Semana de Arte Moderna de 1922; e Eduardo Fukushima que apresenta uma conferência performance e ainda ministra uma oficina com técnicas de respiração e criação em dança. De Florianópolis, em Santa Catarina, vem o artista e crítico de arte Anderson do Carmo, que ministra uma oficina para “dançar a palavra, escrever o gesto e falar do que não tem nome”.
Além disso, o Festival abre espaço para artistas de Curitiba, como Lívea Castro e Moisés Batista que estão em cena do espetáculo de rua ADAPTAT; e a artista Rubia Romani, que ministra a residência “Jardim das Delícias”, com práticas orgásticas relacionadas à criação artística.
Confira a programação completa aqui.

Enquete

O último feriado do primeiro semestre vem aí. Qual a melhor forma de aproveitá-lo?

Newsletter

Receba um resumo dos nossos conteúdos no seu e-mail!