Fim de semana

Festival “É no Choro que eu vou” movimenta espaços culturais em Curitiba

Content Store
22/09/2023 15:54
Thumbnail

Paulo Flutuante do Vale da Música recebe apresentações do Festival É no Choro que eu vou” neste final de semana. | Vinicius Grosbelli

Até 23 de setembro acontece em Curitiba o Festival É No Choro Que Eu Vou. Na programação, uma série de apresentações gratuitas movimentam a cena musical da cidade, com músicos locais e convidados.

Vale da Música

No Palco Flutuante do Vale da Música, na Ópera de Arame, as apresentações do ritmo serão recheadas de músicos locais reconhecidos e, na edição de 2023 farão uma homenagem para o cavaquinista Waldir Azevedo, que em 2023 completaria 100 anos. O músico é conhecido como mestre do cavaquinho e foi o autor de clássicos do ritmo, como Brasileirinho.
Durante o Festival, diversos artistas farão releitura de clássicos, além de oferecer novas possibilidades rítmicas, sempre valorizando o ritmo tipicamente brasileiro. O “É no Choro que eu Vou” acontece em Curitiba desde 2015 e foi idealizado pelos músicos Clayton Rodrigues, Jonas Lopes, João Luis Rodrigues, Marcela Zanette e pelo designer Renato Próspero, com o objetivo de fortalecer o cenário do chorinho na cidade.

Sesi Cultura

Na manhã de sábado (23), o Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França recebe o Choro Cruzado e Osmário Estevam Júnior, para homenagear Candinho Trombone, que é autor de O Nó e Soluçando, grandes clássicos nas rodas de choro. Porém, a dimensão de sua obra atinge uma quantidade muito maior de composições que por pouco não se perderam no tempo. O grupo Choro Cruzado iniciou em 2021 e é formado por Marcela Zanette (flauta), Rodrigo Milek (clarinete), Luiz Ivanqui (violão 7 cordas), Victor Romero (cavaquinho) e Gabriela Bruel (pandeiro).
Grupo Choro e Seresta. Foto: Divulgação.
Grupo Choro e Seresta. Foto: Divulgação.
Ainda no dia 23, no mesmo palco, ocorre o show do Conjunto Choro e Seresta, grupo de choro mais tradicional e mais importante de Curitiba, estando em atuação há 50 anos, com a tradicional apresentação aos domingos na feirinha do Largo da Ordem.
A programação de sábado no Sesi Cultura ainda conta com um bazar, que começa às 10h, e rodas de choro, contando com os artistas que se apresentam nesta data e músicos convidados. Ao longo do dia ainda haverá operações gastronômicas.

Serviço:

Vale da Música

  • 23/09 - 12h40 - Regional do Renan- Alexandre Rodrigues (sopros), Aline Ribeiro (pandeiro), Jonas Lopes (violão) e Renan Bragatto (acordeon e bandolim)
  • 24/09 12h40 - Quarteto Roseira- Bia Schneider (violão), Dayane Naeser (saxofone), Silvia Rolim (flauta transversal) e Thatá Medeiros (pandeiro)
  • Valor da entrada no Vale da Música - R$ 15 inteira e R$ 7,50 meia-entrada. Endereço: Rua João Gava, 970 – Abranches.

Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França - 23/09:

  • 10h – início do Bazar
  • 11h – Choro Cruzado e Osmário Estevam Júnior Homenagem a Candinho Trombone
  • 13h – Roda de Choro – Elas são do Barulho
  • 16h – Roda de Choro – Choro de Sábado
  • 19h – Conjunto Choro e Seresta
  • Entrada gratuita - Endereço: Avenida Marechal Floriano Peixoto, 458 - Centro.