Cinema

‘Lamento’: longa filmado inteiramente em Curitiba terá pré-estreia nacional nesse sábado (21) no Cine Passeio

Equipe Pinó, com colaboração de Vitor Hugo Batista
20/08/2021 18:44
Thumbnail

Cine Passeio recebe pré-estreia do filme Lamento no dia 21 de agosto. | Divulgação

Neste final de semana (21 e 22), o Cine Passeio recebe a pré-estreia nacional do filme Lamento, estrelado por  Marco Ricca e Thaila Ayala e inteiramente filmado em Curitiba. O suspense será exibido em dois horários, às 10h30 e 11h. A venda de ingressos está disponível pelo site.
Na pré-estreia, integrantes do elenco irão se revezar para acompanhar as sessões. Participam Renet Lyon, Verônica Rodrigues, Marco Zenni, Otávio Linhares e Diegho Kozievitch.
Filme de estreia dos diretores Diego Lopes e Claudio Bitencourt, Lamento apresenta a vida de Elder (Marco Ricca), que sem perspectiva de uma vida melhor e no seu limite emocional enfrenta o período mais difícil de sua vida e as sérias consequências de suas decisões.

Set de filmagens: Curitiba!

O longa foi filmado inteiramente em território curitibano! A produtora e grande parte do elenco da equipe também são da capital paranaense. "Estamos com muito orgulho de dizer que foi uma produção autenticamente curitibana em todo o seu processo", comenta Bitencourt.
Um ponto importante em Lamento é o hotel, propriedade do protagonista Elder. O local escolhido para o cenário foi o Hotel Guaíra, no centro de Curitiba. Mais do que uma locação, o hotel é um personagem dentro da história e por isso de grande importância para a narrativa do filme. E uma curiosidade: todas as gravações foram feitas com o hotel em pleno funcionamento!
“A nossa direção de arte modificou completamente o térreo e o primeiro andar do hotel para adequá-lo ao que queríamos. A equipe trabalhou majestosamente integrada e harmonicamente alcançando um resultado incrível”, conta o diretor Diego Lopes.
Além disso, é possível vislumbrar no filme alguns elementos típicos da paisagem curitibana, como o biarticulado e as estações tubo, por exemplo. Segundo Bitencourt, quem conhece a cidade vai reconhecer também diversas ruas do centro.

Sinopse

Elder (Marco Ricca) administra o hotel herdado de seu pai. Em suas mãos, o local passou de um resort de luxo para um estabelecimento à beira da falência. O personagem é um exemplo dr pessoa que teve uma vida "fácil", mas que, no auge dos cinquenta anos, enfrenta as consequências de uma vida de excessos.
Além disso, o fracasso de sua vida profissional reflete em seu casamento, que está em ruínas e sem perspectivas de melhoria. No limite de seu equilíbrio emocional, Elder coloca tudo em risco ao enfrentar seus demônios e as consequências de suas decisões. Acima de tudo, é uma história que tem nuances dramáticas particulares, mas muito comuns a diversos núcleos familiares brasileiros.
"No filme, o personagem está sempre sozinho e interage com poucas pessoas. Eu acho que é um pouco dessa vivência que todos temos hoje em dia em razão da pandemia. De momentos introspectivos e de dúvidas, por exemplo. Talvez isso traga mais empatia pelo personagem", revela o diretor Claudio Bitencourt.

Sobre os diretores

Este é o primeiro longa-metragem dos diretores Diego Lopes e Claudio Bitencourt, que possuem uma filmografia diversa, entre curtas-metragens, programas de TV e shows. E eles já receberam a indicação de Melhor Filme Estrangeiro do Festival de Burbank, na Califórnia.
"Eu e o Claudio somos uma dupla de direção há mais de 10 anos. Então existe uma sinergia e uma dinâmica muito fluida. Foi um processo longo de escrita e reescrita, mas estamos muito felizes de poder fazer o lançamento em seis cidades do país", conta o diretor Diego Lopes.
Além disso, Lamento levou o Prêmio do Público de Melhor Filme no Katra Film Series, em Nova Iorque, bem como de melhor ator, atriz, direção de arte e fotografia no Festival de Cinema da Lapa. O filme também rodou em outros sete festivais nacionais e internacionais.