Exposição

MON inaugura exposição “Bancos Indígenas do Brasil” com produção de 40 etnias

Equipe Pinó
23/06/2022 20:45
Thumbnail

Banco Onça Mehinaku, de Eriná Mehinaku, um dos mais de 200 bancos presentes na mostra “Bancos Indígenas do Brasil”

O Museu Oscar Niemeyer inaugura nesta quinta-feira (23) a exposição “Bancos Indígenas do Brasil”. A mostra, que vai ocupar a Sala 6, tem curadoria de Marisa Moreira Salles e Tomas Alvim, e reúne mais de 200 bancos, pertencentes à Coleção BEĨ, provenientes de 40 etnias da Amazônia.
A exposição marca também o ano em que o MON completa duas décadas de atividades. Dividida em duas partes, a primeira se debruça sobre a extensa produção de Terra Indígena no Xingu, no Mato Grosso. Já a segunda parte apresenta outros povos indígenas de diversas partes da Amazônia, localizadas nos estados do Acre, Tocantins, Maranhão, Roraima, Amapá e Amazonas. Um banco de uma etnia de Santa Catarina e seis imagens grandes feitas no Território Indígena do Xingu (TIX) pelo fotógrafo Rafael Costa completam a mostra.
Banco Onça Kuikuro, de autoria desconhecida. Foto: Rafael Costa
Banco Onça Kuikuro, de autoria desconhecida. Foto: Rafael Costa
“A arte indígena, assim como a asiática e a africana, sempre inspirou artistas”, destaca a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika. Ela celebra o fato de que o Museu Oscar Niemeyer se revela cada vez mais aberto e plural ao colocar, lado a lado, culturas diversas que conversam entre si ao mesmo tempo que demonstram particularidades, “e nos permitem uma interessante visão de mundo”, reforça.
Ao realizar a exposição “Bancos Indígenas
do Brasil”, Juliana entende que o MON cumpre um dos principais papéis de um
museu: estabelecer diálogos entre culturas e territórios por meio da arte.
“Estabelecer uma porte com povos
originários por meio de objetos simbólicos de suas culturas é um presente para
o grande público que visita o MON”, defende Luciana Casagrande Pereira,
superintendente-geral da Cultura.

Poty no Xingu

Uma coincidência marcou a chegada da coleção de Poty Lazzarotto ao MON, incorporada oficialmente ao acervo no dia 29 de março deste ano, dia do aniversário de Curitiba e também de Poty (1924-1998): em meio a milhares de obras, há desenhos de bancos indígenas feitos pelo pintor quando passou uma temporada no Xingu, nos anos 60. Os desenhos estão disponíveis aos visitantes simultaneamente a “Bancos Indígenas do Brasil”, em um pequeno recorte da mostra, no hall térreo do museu, próximo à saída.

Serviço:

"Bancos Indígenas do Brasil"
Sala 6 do Museu Oscar Niemeyer (MON): Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico.
Para mais informações, acesse o site do museu.