Artes visuais e arquitetura

Mostra “Finalmente, Museu!” estreia nesta quinta (9) no Museu Paranaense

Equipe Pinó
09/09/2021 10:34
Thumbnail

A mostra “Finalmente, Museu!” levou a terceira colocação no Edital de Ocupação do Espaço Vitrine e permanece em cartaz até o dia 7 de novembro. | Reprodução

A partir desta quinta-feira (9) será possível conferir a mostra "Finalmente, Museu!", proposta que levou a terceira colocação no Edital de Ocupação do Espaço Vitrine, no Museu Paranaense (Mupa). A exposição permanece em cartaz até o dia 7 de novembro e a entrada é gratuita.
A mostra conta com uma instalação que apresenta um projeto de museu concebido para lidar com um colapso aquático. Assim, ela é composta por três elementos: uma maquete modelada em material sintético, uma superfície reflexiva e uma iluminação em série.
“Um desenho normaliza a situação atípica como uma das funções da instituição tornando a inundação parte de seu cotidiano, ou seja, fazendo do caos o seu programa", antecipa o pesquisador em história da arte e curador da mostra, Yuri Quevedo. 
O projeto foi selecionado por meio do Edital de Ocupação do Espaço Vitrine, lançado pelo Mupa em 2019. A ideia é trazer propostas de exposição e interdisciplinaridade entre as áreas de Artes Visuais, Design, Arquitetura, bem como Antropologia, Arqueologia e História.

Finalmente, Museu!

Quem está por trás da mostra "Finalmente, Museu!" são os arquitetos Gabriel Biselli e Luiz Solano, que integram o Clube – escritório de arquitetura fundado em 2019. Eles estarão na live de divulgação da mostra no dia 9 de setembro, às 19h30, ao lado do curador Yuri Quevedo e da arquiteta e pesquisadora Isabel Sanchez. Assim, a transmissão será realizada pelo Instagram do Mupa.
Os arquitetos Gabriel Biselli e Luiz Solano estarão presentes na live de divulgação no dia 9, às 19h30.
Os arquitetos Gabriel Biselli e Luiz Solano estarão presentes na live de divulgação no dia 9, às 19h30.
Serviço:
Finalmente, Museu! - Ocupação da vitrine do Museu Paranaense
Rua Kellers, 289 - São Francisco
De 9 de setembro a 7 de novembro de 2021
Entrada gratuita
www.museuparanaense.pr.gov.br.