Programação

Oficina de Música termina domingo (10) com show de Margareth Menezes

Equipe Pinó
08/07/2022 17:52
Thumbnail

Margareth Menezes fará show de encerramento da Oficina de Música de Curitiba ao lado da Orquestra À Base de Sopro. | Divulgação

A tradicional Oficina de Música de Curitiba está em sua 39ª edição e pela primeira vez acontece durante o inverno. Durante as duas últimas semanas a programação tomou diversos pontos públicos e turísticos da capital paranaense. O encerramento do evento acontecerá no próximo domingo (10) e trará uma estrela de grande carisma. A cantora baiana Margareth Menezes se apresenta às 20 horas no palco do Teatro Guaíra junto da Orquestra à Base de Sopro.
Ela apresentará sucessos de seus 35 anos de carreira acompanhada da orquestra curitibana, que fará também uma homenagem ao compositor curitibano Lápis, Palminor Rodrigues Ferreira, que estaria completando 80 anos em 2022.
David Sartori, diretor da Orquestra à Base de Sopro, resume como será a apresentação. "A primeira parte do show será uma homenagem a esse grande músico curitibano, Lápis, e dele vamos tocar a música Vestido Branco, e em seguida entramos numa estética ligada aos ritmos afro-brasileiros instrumental, com músicas de Letieres Leite, Moacir Santos e André Mehmari. E depois, Margareth Menezes trazendo a alegria e alto astral da música baiana e do movimento afropop, do qual ela é precursora desde a década de 1990”.

Estrela do afropop

Uma das vozes mais potentes da música nacional, a cantora e compositora tem marcos recentes importantes: em 2021 foi nomeada como uma das personalidades negras mais influentes do mundo pela Mipad 100, entidade chancelada pela ONU; em 2020 foi indicada pela quarta vez ao Grammy, a maior premiação de música do mundo, além de ter sido nomeada embaixadora do Folclore e da Cultura Popular do Brasil pela IOV/Unesco.
Seu último lançamento, o single Terra Afefé, uma parceria com Carlinhos Brown, é uma ode à feminilidade ancestral, uma exaltação ao lugar da mulher na formação da humanidade e um chamado a Iansã, orixá dos ventos e tempestades. O álbum mais recente, “Autêntica”, de 2019, é uma celebração às mulheres e às questões sobre negritude. Foi indicado ao Grammy Latino 2020 na categoria de Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa.
Margareth Menezes é uma das artistas brasileiras mais ouvidas internacionalmente. Em mais de três décadas de trabalho, já são 17 obras lançadas e 23 turnês internacionais.

Sopros brasileiros

Formada em 1998, a Orquestra À Base de Sopro, ligada à Fundação Cultural de Curitiba, é especializada em música popular brasileira. São seis CDs gravados, sendo o primeiro com obras de Waltel Branco, e os demais com Arrigo Barnabé, André Mehmari, Gabriele Mirabassi e Léa Freire. É considerada hoje um dos principais grupos de MPB do país, e vem se aprimorando na pesquisa de novas sonoridades para a música popular brasileira.

Serviço:

  • 39ª Oficina de Música de Curitiba – Show de encerramento - Orquestra À Base de Sopro convida Margareth Menezes
  • Teatro Guaíra.
  • Domingo, 10 de julho, às 20 horas.
  • Ingressos a R$ 50 e R$ 25 (meia) pelo site www.ticketfacil.com.br