Programação

Curitiba celebra jubileu da Rainha Elizabeth II com programação cultural britânica

Equipe Pinó
08/06/2022 11:30
Thumbnail

Memorial inglês no Bosque Gomm. Foto: Pedro Ribas/SMCS/Reprodução | Foto: Pedro Ribas/SMCS/Reprodução

Nos últimos dias o mundo acompanha as comemorações pelo jubileu de platina da rainha Elizabeth II, que completa 70 anos de reinado, o mais longevo da monarquia britânica. Quem quer participar da comemoração, ainda que distante, pode aproveitar a Semana Cultural Britânica, que na verdade compreenderá duas semanas de programação em Curitiba, de 9 a 21 de junho.
Haverá exposições, projeção de luzes, cinema e um espetáculo bem interessante, unindo dois ícones da cultura britânica: Shakespeare e Beatles, no mesmo palco.
A promoção dos eventos é do Consulado do Reino Unido no Paraná com apoio da Fundação Cultural de Curitiba. No Bosque Gomm, onde fica o Memorial Inglês, será instalada uma placa comemorativa ao jubileu da rainha.

Confira a programação

Shakespeare e Beatles no mesmo palco

O palco da Capela Santa Maria receberá o concerto Let it Be or Not to Be nos dias 10, 11 e 12 de junho. A proposta é unir Shakespeare e Beatles no mesmo espetáculo que contará com a participação da Camerata Antiqua de Curitiba e de quatro atores interpretando Paul McCartney, John Lennon, Ringo Starr e George Harrison. A entrada custa R$ 35 (inteira) e o ingresso pode ser adquirido aqui.

Cinema

Cine Passeio exibirá filmes clássicos do cinema britânico, de 9 a 12 de junho, com duas sessões por dia (17 e 19 horas), na Sala Valêncio Xavier. A entrada é gratuita para assistir produções como Carruagens de Fogo (1981), de Hugh Hudson, e A Dama Oculta (1938), de Alfred Hitchcock. Ao final desta matéria, listamos a programação completa.

Outras iniciativas

  • Passeio Público: um telão 360º vai rodar uma linha do tempo de fotografias da Rainha Elizabeth II.
  • Jardim Botânico: no dia 21 de junho será aberta a mostra de 18 ilustrações botânicas da artista inglesa Margaret Mee na Galeria Quatro Estações. A exposição ficará aberta ao público até o fim de setembro.
  • Iluminação em pontos turísticos: durante os dias da programação os tons de azul, vermelho e branco iluminarão a Estufa do Jardim Botânico; a Casa da Praça do Japão; o Parque Náutico; as Ruas da Cidadania Pinheirinho, Portão e Boqueirão; o Portal Santa Felicidade; o Museu Municipal de Arte (MuMA); a Praça 29 de Março e o obelisco da Praça 19 de Dezembro.
Serviço: Clássicos do Cinema Britânico. Cine Passeio ( Rua Riachuelo, 410 - Centro). Sala Valêncio Xavier. Entrada grátis
Programação
Dia 9/6 (quinta)
  • 17h – A dama oculta (1938), Alfred Hitchcock
  • 19h – Henrique V (1944), Laurence Olivier
Dia 10/6 (sexta)
  • 17h – Desencanto (1945), David Lean
  • 19h – Neste mundo ou no outro (1946), Michael Powell
Dia 11/6 (sábado)
  • 17h - O terceiro homem (1949), Carol Reed
  • 19 h – KES (1969), Ken Loach
12/6 (domingo)
  • 17h – A vida de Brian (1979), Monty Python
  • 19h – Carruagens de fogo (1981), Hugh Hudson