Grátis

Curitiba recebe 9.ª edição do festival solidário Playing for Change Day

Equipe Pinó
13/09/2023 15:18
Thumbnail

Programação acontece em frente ao Hard Rock Café Curitiba, no Batel. | HRC/divulgação

Acontece no próximo sábado (16) a 9.ª edição do Festival Playing for Change Day, em frente ao Hard Rock Café Curitiba, no Batel. Criado em 2015 pelo Instituto Playing for Change em parceria com a Associação de Moradores - Moradia Cajuru, o evento deste fim de semana vai reunir mais de 30 músicos e bandas locais. A programação é gratuita e voltada a toda a família, com a participação de crianças atendidas pela instituição.
O objetivo do evento é levantar recursos para a manutenção da entidade, localizada no Cajuru. A Moradias Cajuru, sem fins lucrativos, é um dos braços da Playing for Change, que mantém 16 programas educacionais e sociais em 11 países pelo mundo.
Todo o trabalho do projeto se baseia na socialização e instrução dos jovens, com objetivo de fortalecer as relações entre a comunidade e as famílias atendidas. O Playing for Change Day é um dia de celebração à música, e promove apresentações artísticas e musicais em praças, parques, escolas e bares em diversos países para mostrar a importância da música como agente transformador da sociedade.
O Hard Rock Café se uniu à causa e vai doar 3 mil hambúrgueres para a preparação dos sanduíches. Todo o valor arrecadado com as vendas será revertido para a instituição em Curitiba, o que vai contribuir para melhorias e manutenção das aulas para mais de 180 crianças e jovens. A compra do alimento pode ser feito pelo site do Disk Ingressos, e a retirada acontece durante o festival.
Entre os nomes confirmados que vão passar pelos três palcos montados no Hard Rock Café estão as banda Black Maria, Nameless, PC & Thiaguinho Band, Rock Bugs, Lenhadores da Antártida, Blokinho e a banda Jukeboxx.

Música e comunidade

Segundo Virginia Martins, gestora do instituto, em nove anos de atuação o projeto já ofereceu oficinas de musicalização, percussão, dança, canto, educação ambiental, maracatu, teatro, teatro musical, violão, capoeira, yoga, informática, inglês e orientação ao mercado de trabalho, além de outras atividades voltadas à comunidade.
"A música e a educação artística possibilitam que esses jovens se desenvolvam em harmonia, imersos em um ambiente que inspira paz, ritmo e aprendizado", destaca. "Assim como toda boa ideia, essas crianças crescem conscientes de sua comunidade, com disciplina, respeito pelo próximo e pelo meio ambiente onde vivem. Mais que adultos, tornam-se cidadãos exemplares, conscientes de sua importância na disseminação desta agenda positiva no âmbito em âmbito global. Cada um desses jovens é acompanhado individualmente, levando em consideração sua história e particularidades, despertando assim novos talentos”, informa Virginia.
Realizado pelo Playing For Change, o festival conta com produção da Oxigênio Eventos, apoio do Disk Ingresso, Hard Rock Café Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba.

Serviço

9.ª edição do Festival de música Playing for Change Day 
Dia 16 de setembro (sábado), das 11h30 às 22h00
Local: em frente ao Hard Rock Cafe Curitiba - R. Buenos Aires, 50 - Batel, Curitiba (PR)