Revitalização

Curitiba vai ganhar Rua da Memória, no Centro Histórico, para celebrar a história da cidade

Equipe Pinó, com Tribuna do Paraná
19/01/2024 17:46
Thumbnail
A Travessa Nestor de Castro, que fica entre a região do Largo da Ordem e da Praça Tiradentes, deve passar por reforma. A revitalização, anunciada pela prefeitura na quinta-feira (18), vai transformar o local na chamada Rua da Memória, uma espécie de galeria que vai conectar o Memorial de Curitiba e a Casa da Memória – e também funcionar como equipamento para contar a história da cidade.
“Temos o Memorial dos 300 Anos, que tem como funcionamento atividades culturais, como exposições, apresentações musicais, cênicas e funciona como galeria de arte. Então, leva tudo isso que faz parte e compõe a história e cultura da nossa cidade. A Casa da Memória, que fica muito próxima, é um centro de pesquisa. Então, tem todo o acervo documental e é muito utilizada por historiadores, alunos, acadêmicos, órgão público”, explicou a diretora de Projetos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Célia Bim, à Tribuna do Paraná.
“O nosso objetivo com a Rua da Memória é conectar esses dois espaços mesmo. Que a gente possa, de uma forma mais lúdica, com suportes interativos e de tecnologias, falando a linguagem dos jovens, mostrar essa cidade para que eles também tenham interesse em conhecê-la”, completou.
A área onde será construída a Rua da Memória é ocupada hoje por comércios, os quais estão sendo desapropriados. A partir disso – e da finalização de ajustes finais do projeto, os obras poderão ser iniciadas. A previsão é que elas durem oito meses.

Renovação do setor histórico

Além desse novo memorial digital, o Ippuc prevê outras adequações na região que integram o projeto chamado de Renovação Urbana do Setor Histórico de Curitiba.
Conforme a diretora do Ippuc, uma proposta que está sendo estudada e ainda não possui um prazo específico para acontecer é o prolongamento da trincheira que liga a Alameda Augusto Stellfeld à Travessa Nestor de Castro.
Com isso, haveria uma inversão nos fluxos: as pessoas, que hoje passam pela Galeria Júlio Moreira para atravessar a via, passariam a utilizar a parte de cima da trincheira para circular. O espaço também passaria a ser usado para o lazer, a convivência e as manifestações sociais e culturais.
A mudança impactaria a disposição dos pontos de ônibus da região, que seria retirados da Travessa Nestor de Castro e realocados para a Rua Cruz Machado – que também passaria por obras para requalificar calçadas, iluminação e pontos de ônibus.
De acordo com a diretora do Ippuc, os projetos possuem o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores, comerciantes e turistas.