Eu indico!

Personalidades da cidade trazem dicas culturais

Equipe Pinó
18/05/2021 12:06
Thumbnail

Thais Fischer, chef de confeitaria

Indicação: Música "Deixa a luz entrar", de Paulo Novaes.
“Durante a pandemia, num desses meus garimpos de música, apareceu um artista para mim baseado nas coisas que eu gosto de ouvir com uma música que é um abraço gostoso em uma época em que a gente não pode abraçar ninguém. O nome da música é ‘Deixa a luz entrar’, do Paulo Novaes. As composições dele são muito gostosas. Elas te embalam em momentos de ternura ao mesmo tempo que você pensa nas coisas, mas não são reflexões dolorosas. Essa música mexe com o meu interior. Durante a pandemia, sempre mando essa música para pessoas que eu vejo que estão meio aflitas.”

Leandro Garcia, arquiteto

Indicação: Livro “Espaços de Trabalho de Artistas Latino-Americanos”, de Germano Beta.
“Em um momento em que tudo migrou para o mundo digital e estamos superexpostos às telas eletrônicas, tenho buscado viajar e me refugiar nos livros impressos. Um deles é o belíssimo ‘Espaços de Trabalho de Artistas LatinoAmericanos’, finalista do Prêmio Jabuti de 2020, com entrevistas da minha amiga Beta Germano e fotografias do meu amigo Fran Parente, que registra a maioria dos nossos trabalhos de arquitetura e design. Trata-se de um inédito mapeamento dos ateliês de alguns dos mais renomados artistas de nosso continente, entre eles o brasileiro Cildo Meireles, uma das referências de arte para nossos trabalhos.”

Luanna Toniolo, fundadora e CEO da TROC

Indicação: Minissérie “Vida e a História de Madam C.J. Walker”, da Netflix.
“Ela traz a inspiradora e dura trajetória de uma mulher negra, personagem real que viveu entre 1867 e 1919. O roteiro traz temas que me tocam profundamente como o empreendedorismo feminino, o racismo, a autoestima, o mercado da beleza e relacionamento abusivo. Assuntos que ainda estão em nossas pautas um século depois. Walker – protagonizada pela brilhante Octavia Spencer – foi a primeira mulher milionária norte-americana, mas representa muito mais que apenas isso. Uma mulher de coragem que toma frente dos seus sonhos e faz acontecer. Um detalhe que adorei saber é que a mansão que ela comprou, em que é vizinha de John Davison Rockfeller, hoje é tombada e abriga a Fundação New Voice, que se dedica ao empreendedorismo negro. Uma sobe e puxa a outra, esse é nosso lema sempre! Essas histórias nos inspiram, sem dúvida nenhuma.”

Luciana Okahara, proprietária do GreenGo Vegetariano

Indicação: Série “História da Alimentação no Brasil”, de Eugenio Puppo.
“Minha indicação é a série ‘História da Alimentação no Brasil’, que é muito gostosa de assistir, com episódios curtos, bem leves, com bastante informação sobre a história de insumos que utilizamos muito aqui no Brasil como a mandioca, o milho e o coco. A série é inspirada no livro do historiador Luís da Câmara Cascudo, abordando a expansão do cultivo desses alimentos pelo território brasileiro e seus diversos usos pelos indígenas, africanos e portugueses.”