Pesquisadora lança documentário e livro gratuito sobre o bairro Alto da Glória

Equipe Pinó
06/04/2023 20:45
Thumbnail

O Palacete Leão Jr., azul, em meio ao bairro Alto da Glória. | Guilherme Pupo/Arquivo Gazeta do Povo

O estilo eclético da arquitetura do início do século XX do Palacete Leão Jr., localizado no bairro Alto da Glória, hoje sede do Espaço Cultural BRDE, atraiu a atenção da pesquisadora Amélia Siegel Corrêa.
A casa despertou seu interesse em conhecer a história daquela icônica edificação e, por consequência, também a formação do bairro e das famílias que ali viviam.  Assim surgiu o projeto ‘Alto da Glória: fragmentos de uma história’, desenvolvido em parceria com a historiadora Solange Rocha.
O lançamento do livro será no dia 19 de abril, às 18h30, no espaço que inspirou o projeto, o Palacete Leão Jr. A programação conta com a exibição do documentário, um bate-papo da autora com o jornalista e professor da UFPR, Zeca Fernandes, e com o arquiteto Key Imaguire, seguida de uma sessão de autógrafos. O livro será distribuído gratuitamente.
Fontes documentais inéditas, arquivos históricos, jornais, documentos, mapas, livros, imagens, fotografias e entrevistas com descendentes dos moradores e antigos funcionários da casa foram materiais usados na reconstrução dessa memória que conta também parte da história de Curitiba.
Tanto o livro quanto o documentário apresentam os principais fatos que envolvem a formação do tradicional bairro curitibano, no qual famílias vinculadas à erva-mate se estabeleceram, e revelam a importância da região como patrimônio histórico e cultural do estado.
“A história do Alto da Glória se confunde com a história da modernização de Curitiba, viabilizada em grande parte pela expansão da produção e exportação de erva-mate, que, por sua vez, se configurou a partir de algumas famílias tradicionais do Paraná, responsáveis por investir na cultura e no desenvolvimento da cidade”, diz a pesquisadora.
A publicação impressa será distribuída gratuitamente no lançamento. Em breve, a versão online estará disponível para download gratuito. O documentário pode ser visto no canal da Fundação Cultural de Curitiba.
Serviço: 
Lançamento do livro Alto da Glória: fragmentos de uma história. Entrada gratuita.
Quarta-feira, 19 de abril, às 18h30, no Palacete Leão Jr.
Av. João Gualberto, 530, Alto da Glória.