Exposição do grupo Urban Sketchers traz Curitiba ilustrada por 29 artistas

Equipe Pinó
13/04/2023 20:20
Thumbnail

Ilustrador retrata a Praça do Japão em encontro de desenhistas que têm por hobby retratar a cidade em que vivem. | Ana Gabriella Amorim/Croquis Urbanos/Arquivo Gazeta do Povo

A partir do dia 15 de abril até o fim do mês, o Alto da XV Mall recebe a exposição "Traços da Cidade", do grupo Urban Sketchers. Composta por obras de 29 artistas, a mostra traz as representações de Curitiba a partir dos desenhos de observação dos integrantes do grupo.
Os Urban Sketchers começou em 2007 como um fórum para desenhistas de todo o mundo postarem seus desenhos de observação da cidade em que moravam. Atualmente, há grupos em mais de 60 países, com periodicidade de encontros para que o grupo se reúna em algum ponto de sua cidade e cada um retrate o local do seu jeito, usando as técnicas de ilustração que preferirem.
Além dos desenhos exibidos na mostra, no dia da inauguração (15), a partir das 13h, todos os artistas presentes irão encontrar um lugar no Alto da XV Mall para fazer um desenho de observação, ao vivo. Também haverá um bate-papo, às 13h30, com o ilustrador, designer gráfico e coordenador do grupo Urban Sketchers, Simon Taylor, para trazer mais informações e curiosidades sobre a exposição e o grupo.
Nos trabalhos apresentados na exposição, o grupo visa retratar a cidade através de suas experiências visuais e sensações pessoais. As obras são resultado de um trabalho cuidadoso e atento aos detalhes, que capturam a essência de cada local retratado. “A gente gosta de representar toda a Curitiba, não só a Curitiba dos grandes monumentos, gostamos também de desenhar lugares simples, que tem algum tipo de aspecto interessante da nossa cidade, que não seja só o óbvio”, destaca Taylor.
O grupo Urban Sketchers já está em atuação na capital paranaense há cerca de dez anos e reúne profissionais de diferentes áreas. "Nós não temos nenhum tipo de preconceito porque o grupo é sobre gostar de desenhar e observar a cidade. Há alguns artistas que são profissionais, mas também temos arquitetos, aposentados, engenheira química, dona de casa e crianças", diz o coordenador.

Serviço

Data: 15/04 a 30/04
Horário: abertura 13h; demais dias no horário de funcionamento do shopping
Local: Praça de Evento, Alto da XV Mall
Rua Camões, 601, Alto da XV.