Exposição retrata abelhas nativas da Mata Atlântica em ilustrações em caneta esfereográfica

Equipe Pinó
20/04/2023 18:57
Thumbnail

A artista Birgitte Tümmler retrata as abelhas nativas da Mata Atlântica usando caneta esfereográfica | Divulgação

A exposição ‘Abelhas Nativas da Mata Atlântica’, da artista visual e ilustradora Birgitte Tümmler, está em cartaz na Galeria Quatro Estações, no Jardim Botânico. A mostra conta com reproduções em grande escala de 19 espécies de abelhas nativas desenhadas com caneta esferográfica. A entrada é gratuita, aberta diariamente, das 10h às 18h. A exposição fica em cartaz até julho.
A mostra apresenta algumas espécies bem conhecidas, como a jataí, a mandaçaia e a mirim, e outras raras, como a guaraipo negra.
Cada ilustração levou de três dias a uma semana para ficar pronta e foram usadas cerca de 14 canetas de cores diferentes. A técnica peculiar de ilustração, aliada à habilidade artística de Birgitte, permitiu que ela criasse imagens detalhadas e realistas desses insetos.
Galeria Quatro Estações, do Jardim Botânico, recebe mostra de ilustração realista com caneta esfereográfica da artista Birgitte Tümmler
Galeria Quatro Estações, do Jardim Botânico, recebe mostra de ilustração realista com caneta esfereográfica da artista Birgitte Tümmler
Birgitte Tümmler, dinamarquesa radicada no Brasil desde a infância, sempre teve uma relação estreita com a natureza. Essa conexão fez com que sua habilidade artística também se voltasse para temas da fauna e flora, buscando sensibilizar e promover a conscientização ambiental.
A artista já realizou diversas mostras nacionais e internacionais, incluindo a primeira exposição sobre abelhas nativas brasileiras em 2019, como membro do grupo Abun – Artistas & Biologists Unite for Nature (Artistas e biólogos se unem pela natureza), uma organização que reúne artistas do mundo inteiro que doam suas ilustrações para projetos voltados à proteção de espécies ameaçadas.

Serviço

Onde: Galeria das Quatro Estações, no Jardim Botânico de Curitiba
R. Engo. Ostoja Roguski, s/n.
Horário de visitação: diariamente, das 10h às 18h
Entrada: gratuita