Curitiba

Moda, arte, design e afins: quatro marcas locais para conhecer

Equipe Pinó
19/02/2022 19:56
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Jogo “Resta 1”, produzido pela Amora Pottery. | Divulgação

Feito por aqui: conheça alguns profissionais e empresas que se destacam no cenário autoral curitibano.

Amora Pottery

Pratos, bowls, canecas e saboneteiras feitos com argila e com amor: esse pode ser um resumo do que é a Amora Pottery, marca de cerâmicas da farmacêutica e bioquímica - e agora ceramista - Monica Quadros. Ela conta que sempre gostou das artes manuais e, após fazer um curso de cerâmica, se apaixonou pela modelagem de argila. Decidiu presentear os amigos e familiares com as peças, que e logo começaram as encomendas, fazendo com que sentisse a necessidade de criar uma marca. O nome Amora, para ela e para o marido (que a chama assim), é o feminino de ‘amor’ e, por isso, faz tanto sentido. Atualmente, o campeão de vendas da marca é o jogo “Resta 1”, peça que, assim como as outras, pode ser encomendada pelo Instagram. Os valores variam de R$ 20 a R$ 200.
Instagram: @amora_pottery

Corriela

A Corriela foi pensada e inspirada no estilo de vida da mulher real.
A Corriela foi pensada e inspirada no estilo de vida da mulher real.
Com o objetivo de trazer uma moda humanizada com foco nas pessoas e nos processos, em 2020 a estilista e empresária Rafaela Macedo Corrêa e a consultora de imagem e estilo e também empresária Silvia Saletti criaram a Corriela. A marca comercializa calçados 100% autorais e em breve terá seu primeiro lançamento de bolsas. As peças são duráveis e produzidas com materiais que visam diminuir o impacto ao meio ambiente. Os mais vendidos são os dois modelos Pigalles, que têm salto em madeira lapidado à mão. Todos os produtos podem ser adquiridos no site oficial da marca ou na loja física colaborativa, que fica na Rua Saldanha Marinho, 1.230, Centro. O preço médio dos itens é R$ 350.
Site: corriela.com.br
Instagram:
@corriela.oficial

Curitiba na Bagagem

Os produtos com capivara são os mais vendidos pela marca.
Os produtos com capivara são os mais vendidos pela marca.
A marca surgiu como uma necessidade do Curitiba Convention Bureau para oferecer souvenirs da capital. Em 2017, a empresa foi comprada pelo casal de sócios, Anna e Jorge. A marca busca levar, por meio dos itens comercializados, a experiência da visita na cidade agradando tanto turistas como moradores. São itens feitos artesanalmente como cadernos, lápis, álbuns de figurinhas, botons, mix de chás, canecas e diversos outros produtos que homenageam pontos turísticos e ícones de Curitiba. Para a produção das peças,a marca conta com uma extensa rede de parceiros, incentivando o trabalho de outros produtores locais. Os produtos têm valores que variam de R$ 1 a R$ 100 e podem ser adquiridos pelo site oficial ou nas lojas físicas espalhadas por Curitiba. O showroom da Curitiba na Bagagem fica na Rua Marquês do Paraná, 573, Água Verde.
Site: curitibanabagagem.com.br
Instagram: @curitibanabagagem

Tech Girls

Brincos feitos a partir de placas de memória RAM.
Brincos feitos a partir de placas de memória RAM.
Brincos, colares, pingentes e bolsas feitos a partir de componentes eletrônicos que seriam descartados. A partir dessa ideia, surgiu a primeira coleção de bijouxtechs, acessórios criados por meio da transformação de peças como microprocessadores, placas de memória RAM e teclados. A produção da coleção foi orientada pela artista plástica e professora Simoni Uask e faz parte do projeto Tech Girls, criado em 2017 pela desenvolvedora de software Gisele Lasserre. A iniciativa busca aproximar mulheres em vulnerabilidade do mundo da tecnologia por meio de diversos programas, e já impactou mais de 500 mulheres de Curitiba e região. As bijoutechs, além de exclusivas, carregam a mensagem do consumo consciente e da moda ecológica. As peças variam entre R$ 120 a R$ 880 e podem ser compradas no site da marca.
Site: techgirls.com.br/compre-online
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