Festival Mia Cara 2021

Pontos de Curitiba ganham iluminação nas cores da bandeira italiana

Equipe Pinó
02/06/2021 16:05
Thumbnail

Palácio Garibaldi | Divulgação/Brunno Covello

Neste dia 2 de junho são celebrados os 75 anos da fundação da República da Itália e para comemorar a data vários pontos de Curitiba ganharam uma iluminação especial nas cores da bandeira do país. Entre eles estão o Jardim Botânico (que ficará iluminados nas noites dos dias 1º e 2 de junho), o Palácio Garibaldi, a Praça do Japão, o Parque Náutico, o Belvedere e a Rua da Cidadania do Pinheirinho, que permanecerão iluminados até o próximo domingo.
A ação é uma iniciativa do Festival Mia Cara 2021, realizado pelo Consulado da Itália em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba e o Instituto Curitiba de Arte e Cultura, que começou no dia 24 de maio e segue até o dia 6 de junho com diversas atrações.
Com o tema “Viva a Itália em sua Casa”, o Festival Mia Cara 2021 tem como objetivo de aproximar brasileiros, italianos e seus descendentes com o melhor de Itália moderna, do século 21, sem esquecer a rica história do país. Nas duas semanas de duração, a nona edição reserva uma rica programação cultural, ações de gastronomia e turismo e uma grande homenagem ao escritor Dante Alighieri. Todas as atrações são virtuais, confira a programação:

Cinema

Com obras clássicas e contemporâneas do cinema italiano, a programação de cinema é ofertada gratuitamente na plataforma streaming do Cine Passeio. A mostra de Cinema tem curadoria conjunta de Marden Machado e Antonio Cava. Para ver a lista de títulos e retirar o ingresso virtual basta acessar o site do Cine Passeio. Os títulos estarão disponíveis até o dia 9 de junho.

Gastronomia

O Mia Cara 2021 promove também um concurso cultural, o  “Concurso Receitas da Nonna”, em que os participantes poderão inscrever receitas da Gastronomia Italiana que remetam a sua história familiar. O prazo para participar termina às 18h desta terça-feira (02/06), e o vencedor será contemplado com uma bolsa de estudos para o Curso de Italiano Online do Centro Europeu, no valor de R$12.700. As 10 receitas finalistas irão compor um livro digital de Receitas do Mia Cara. Clique aqui para saber mais.

Atrações Musicais

As atrações são transmitidas no canal do Mia Cara no Youtube, onde é possível também acessar os eventos que já foram transmitidos anteriormente. Veja o que ainda vem por aí:
02/06 - 10h
A Orquestra de Câmara Cidade de Curitiba apresenta o Hino da República da Itália. A versão apresentada pela Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba conta com um arranjo do renomado compositor italiano Roberto Molinelli.
06/06 - 20h
Carla Cocco apresenta “Mio Caro Brasile”. A cantora traz seu concerto gravado ao vivo no Teatro “Casale Colle dei Pini”, em Roma.
Para saber mais sobre o Festival, acesse o Facebook e o Instagram do Mia Cara 2021.