Fotógrafo curitibano transforma aves em modelos e reflete sobre relação com a comida

Equipe Pinó
07/06/2023 19:18
Thumbnail

Uma das imagens do The Food Project, do fotógrafo curitibano Nuno Papp. | Nuno Papp/Divulgação

Aves como modelos. Foi esse o desafio ou proposta do fotógrafo curitibano Nuno Papp para "The Food Project", seu mais novo trabalho. As aves são criadas por ele em seu sítio em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba.
Nuno é um dos principais nomes do mercado publicitário nacional. Trabalhou em campanhas de marcas como O Boticário e Banco do Brasil. Suas fotos estamparam também anúncios premiados em festivais em Cannes, Nova York e Buenos Aires.
"O 'The Food Project' é um projeto que me orgulha muito, principalmente por gerar uma onda de discussão muito interessante sobre o papel dos animais e da alimentação em nossas vidas, cumprindo sua função artística e social", explica Nuno.
No projeto, o fotógrafo apresenta retratos das aves com objetivo de promover a valorização dos animais e fomentar uma reflexão sobre nossa relação com a comida que consumimos. O projeto lança também um olhar crítico sobre o trabalho na indústria da moda e beleza ao desafiar o espectador a questionar padrões estabelecidos e a forma como a estética é valorizada em detrimento de outras questões essenciais.
Com projeto, Nuno Papp propõe reflexão sobre o papel do animal na alimentação e sua função artística e social
Com projeto, Nuno Papp propõe reflexão sobre o papel do animal na alimentação e sua função artística e social
Em maio deste ano, o "The Food Project" foi destaque no Kolga Festival, realizado no MOMA Tbilisi, em Tibilisi, na Geórgia, o maior festival de fotografias do Cáucaso, região que envolve parte da Europa Oriental e da Ásia Ocidental, entre o Mar Negro e o Mar Cáspio.
O trabalho foi selecionado também para o Meeting Fotofest, em Houston, nos Estados Unidos, que reúne fotógrafos e curadores do mundo todo. Em janeiro, as aves de Nuno foram parar na capa da revista Fotomagazin, de Hamburgo, na Alemanha, uma das grandes referências da fotografia em todo o mundo.
Trabalho ilustrou mostras e revistas ao redor do mundo
Trabalho ilustrou mostras e revistas ao redor do mundo
"Fico muito satisfeito com a repercussão positiva ao redor do mundo, indo muito além daquilo que eu realmente imaginava”, conclui. O material do “The Food Project” vai integrar ainda um fotolivro com receitas especiais, desenvolvidas pelo profissional, que também é apaixonado por gastronomia.
Nuno Papp pode ser encontrado em seus perfis no Instagram – @nunopapp_fotografias e @nunopapp.art – e também no Facebook.