Performance artística

Inspirado em movimento internacional, MAC PR abre espaço inédito para artistas

Equipe Pinó
28/03/2023 14:38
Thumbnail

MAC Paraná abre espaço inédito e contínuo para artistas de performance.

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná lançou na última semana a primeira edição de um projeto de longa duração, focado no estudo e na prática de performance artística. A proposta central do chamado "Encontro em Performance" é abrir espaço institucional para que artistas se encontrem no museu e realizem suas práticas livremente, sem roteiros pré-estabelecidos e podendo ser acompanhados pelo público externo interessado nesse campo de expressão.
A periodicidade dos encontros será sempre alinhada com os equinócios de outono e primavera e solstícios de inverno e verão, ou seja: acontecerão quatro vezes ao ano. As datas também devem coincidir com os períodos de intervalo entre desmontagem e montagem das exposições do museu.

Movimento Internacional

Inédito no Paraná, o 1º Encontro em Performance tem inspiração direta em um movimento internacional de artistas de performance, o Same but Difference: Equinox. Em 2017, durante o simpósio Being in Public: Encounters Outer Place / Inner Space, realizado na Irlanda do Norte, um artista chamado Chumpon Apisuk propôs a instauração de ações públicas pela liberdade e democracia realizadas sempre nos equinócios de março e setembro.
Em setembro de 2017, 283 artistas de 45 cidades e 29 países performaram simultaneamente em espaços públicos. Desde então, os equinócios vêm se constituindo num movimento através de sessões abertas em espaços públicos, em diferentes localidades, mantendo viva a ideia de um dia de ações públicas em performance.
No MAC Paraná, o Encontro surge da necessidade do museu em chancelar institucionalmente as iniciativas em performance da arte contemporânea paranaense, abraçando a proposta apresentada por Eduardo Amato, artista castrense focado em performance. "A partir de agora, o MAC abre um importante espaço de apoio e incentivo contínuo para que artistas possam se reunir coletivamente e apresentar de forma pública suas pesquisas, produções ou reflexões, contando sempre com o nosso suporte institucional; esperamos assim que a performance art se desenvolva cada vez mais profunda e intensamente no Paraná", afirma Carolina Loch, diretora do MAC-PR.