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FoodHero: a nova startup da Pinó, que tem como missão salvar refeições

Equipe Pinó
03/10/2022 20:56
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FoodHero ajuda a combater o desperdício de comida | Divulgação

Conectar estabelecimentos de foodservice e consumidores finais para salvar excedentes de alimentos que seriam descartados e que podem ser comprados com descontos de até 70%. Essa é ideia da mais nova startup da Pinó, a FoodHero, que foi selecionada recentemente pelo Inovativa Brasil, o maior programa de aceleração de startups da América Latina.
A plataforma foi oficialmente lançada no fim de agosto e já conta com uma dúzia de estabelecimentos parceiros e mais de 400 usuários cadastrados no aplicativo. Primeiramente com foco em Curitiba, a FoodHero agora se prepara para participar de rodadas de investimentos para ampliar sua atuação na cidade e em outras praças.

Da ideação à prática

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), um terço de todos os alimentos produzidos acaba em perda ou desperdício, o que seria suficiente para sustentar mais de 2 bilhões de pessoas. Isso gera um custo de US$ 936 bilhões para a economia global anualmente. Segundo a ONU, só no Brasil cerca de 27 milhões de toneladas de alimentos são jogadas fora por ano.
A ideia da startup FoodHero é mudar esse cenário e contribuir para um mundo mais sustentável, conectando restaurantes, padarias, confeitarias e outras operações de foodservice com o consumidor, ofertando alimentos excedentes que seriam descartados por um preço especial. A plataforma é inspirada em cases de sucesso do exterior. Entre elas está a norte-americana Too Good to Go, que já salvou mais de 100 milhões de refeições. Outra inspiração é a We Are Phenix, com atuação na Europa.
Para o estabelecimento, a principal vantagem é dar vazão à produção excedente. Além disso, ele tem a oportunidade de conquistar novos públicos e fidelizar clientes. Já para os consumidores, o aplicativo permite uma economia na hora de adquirir estes produtos que fica em torno de 50%. Porém, a economia, porém, pode chegar a incríveis 70%.
No aplicativo, o usuário pode conhecer os estabelecimentos cadastrados e escolher entre as opções de pacote (doce, salgado ou misto) para consumo. Assim, ao comprar um pacote, o usuário recebe informações de horário de retirada junto com um código de confirmação para buscar o produto.
Os pagamentos, em cartão ou pix, são recebidos pelos estabelecimentos imediatamente após a compra. A plataforma cobra uma porcentagem sobre o valor total.

Conheça a startup FoodHero

Para conhecer e saber mais da iniciativa FoodHero, siga a página oficial no Instagram ou acesse o site.