Ilha do Mel

Paraná terá a primeira ilha turística do Brasil inclusiva para pessoas autistas

Equipe Pinó
16/03/2023 11:58
Thumbnail
A Ilha do Mel, um dos principais pontos de visitação do Paraná, recebeu uma ação pioneira para facilitar o turismo de pessoas autistas. A iniciativa, cujo objetivo é preencher um nicho muito importante que ficou de lado no mercado, trará a adaptação da oferta turística para o atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista por meio de capacitação e treinamento dos empreendimentos turísticos locais.
O projeto social é uma iniciativa da Associação Brasileira das Ilhas Turísticas (Abitur) e conta com apoio do Governo do Paraná, por meio das secretarias do Turismo (Setu) e do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), além da Prefeitura de Paranaguá.
“Precisamos pensar globalmente, em todas as pessoas, deixar a era de exclusão para trás. Ações como essa mostram que, com atitudes simples, conseguimos incluir todos para que tenham momentos de lazer, descanso e que possam sempre voltar. Estudos comprovam que as famílias que têm pessoas com espectro autista retornam muitas vezes ao local quando ele é adaptado”, ressaltou o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni.
Ilha do Mel será primeira ilha inclusiva para pessoas autistas do Brasil. Foto: SETU.
Ilha do Mel será primeira ilha inclusiva para pessoas autistas do Brasil. Foto: SETU.
O projeto é dividido em duas fases. A primeira, que já está em andamento, consiste na capacitação dos empreendimentos turísticos da ilha, envolvendo proprietários e funcionários de pousadas, restaurantes, mercados, barqueiros. Nos dias 7 e 8 de março, foi realizado o treinamento nas localidades de Encantadas e Brasília. E, durante todo o mês, será prestada uma consultoria individualizada para as empresas participantes, que já somam mais de 70. “Os empresários e trabalhadores da ilha se mostraram muito interessados e participativos nesses dois dias de treinamento, o que demonstra que a aplicação na prática deverá ser um sucesso”, disse o presidente da Abitur, Rafael Guttierres Junior. Já em maio de 2023 começa a segunda fase, que contará com acompanhamento e suporte para os empreendimentos até abril de 2024.
Além disso, no dia 2 de abril, Dia Mundial do Autismo, haverá o evento oficial de entrega do título de 1ª Ilha Turística Adaptada ao Autista no Brasil – e do selo de “Empresa Amiga da Pessoa Autista” aos estabelecimentos credenciados.