Literatura

Confira as novidades literárias do mês de maio

Equipe Pinó
26/05/2023 10:00
Thumbnail
A Pinó reuniu as principais novidades literárias de autores e autoras paranaenses! Confira as recomendações de livros sobre temas como memória, afeto e alimentação, história e ainda uma obra que reúne o trabalho poético de um autor paranaense ainda pouco conhecido. Confira a lista de novidades!

Comida de Afeto - lembranças embaladas para viagem

De Elza Forte da Silva Carneiro e Luciana Patrícia de Morais

Sinopse:
A segunda edição do livro “Comida de Afeto – Lembranças embaladas para viagem”, das autoras Elza Forte da Silva Carneiro e Luciana Patrícia de Morais, é um convite a explorar o significado cultural da comida. Com um olhar histórico-antropológico, traz um apanhado de falas que apontam a cozinha como espaço para construir narrativas de vida. As conversas entre as autoras e os personagens que compõem a obra, realizadas em 2015, tomaram como estação e ponto de partida o Hospital Pequeno Príncipe, instituição beneficiada pelo projeto. Quatro chefs renomados também participaram da obra.
Valor: o livro está disponível para download gratuito no site www.comidadeafeto.com.br

Inventar um Avô

De Miguel Sanches Neto

Sinopse: 
O livro "Inventar um Avô", do escritor paranaense Miguel Sanches Neto, leva a uma jornada de caráter autobiográfico com elementos ficcionais e linguagem poética. A obra explora questões profundas sobre a experiência humana, como a morte, relações familiares, memória e ancestralidade. O autor, que comemora 30 anos de carreira em 2023, inspirou-se em seus sentimentos de orfandade e vivências de luto para uma busca pela sua identidade familiar perdida. O autor oferece aos leitores ainda um mergulho na história da migração espanhola no Brasil.
Valor: Disponível no site da Amazon, por R$ 45

Espáduas

De Rollo de Resende

Sinopse:
O livro “Espáduas”, lançado pela editora curitibana Telaranha Edições, é uma antologia com poemas de Rollo de Resende (1965-1995). A obra poética do autor, foi reunida pela primeira vez graças ao trabalho do jornalista Hiago Rizzi. Os poemas de Rollo de Resende têm como característica a estrutura em pequenas montagens de frases, imagens, palavras e mesmo melodias inspiradas pelo mundo e pessoas ao seu redor. O livro inclui poemas entre 1988 e 1995, além de publicações póstumas – o poeta faleceu em 1995, aos trinta anos em decorrência da aids –  e posfácios da escritora e jornalista Marilia Kubota e do poeta e pesquisador Francisco Mallmann.
Valor: disponível no site da editora Telaranha (loja.telaranha.com.br), por R$ 62

Cem Anos de um Hospital de Crianças

De Geslline Giovana Braga

Sinopse: 
A obra "Cem Anos de um Hospital de Crianças", composta por dois volumes – um textual e outro com imagens – contém o resultado de uma ampla pesquisa histórica e documental sobre o primeiro centenário do Hospital Pequeno Príncipe. De autoria da pesquisadora de patrimônio cultural brasileiro, Geslline Giovana Braga, o livro textual é dividido em sete capítulos escritos de forma não cronológica. Já o livro de imagens apresenta recortes de jornais e fotos, revelando detalhes sobre a história do hospital. A obra mostra, ainda, que as memórias da instituição se confundem com a história da região central de Curitiba, onde fica  o prédio histórico do antigo Hospital de Crianças.
MAIS INFORMAÇÕES: umhospitaldecriancas.com.br