Projeto Social

Construtora disponibiliza canto de leitura para colaboradores e familiares

Equipe Pinó
04/11/2021 10:22
Thumbnail

Biblioteca é permanente e fica à disposição ao longo de toda a obra. | Divulgação/nstituto A.Yoshii

Na busca de minimizar desigualdades e incentivar o hábito da leitura – o Brasil perdeu, nos últimos quatro anos, mais de 4,6 milhões de leitores, de acordo com a 5° pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada em 2020 – o Instituto Yoshii, braço social do Grupo A.Yoshii, de construção civil, criou nos seus canteiros de obras o "Canteiro da Leitura".
No espaço, à disposição dos colaboradores desde julho deste ano, a pequena biblioteca reúne livros, revistas e gibis, na busca de incentivar o hábito da leitura. Além de os funcionários poderem aproveitar os momentos de descanso para ler, também é possível emprestar títulos e levar para casa, atendendo a toda a família.
Os títulos também são selecionados para atender à realidade profissional dos colaboradores; temas como gestão, esportes e autoajuda são alguns dos disponíveis. A biblioteca permanece no local durante toda a execução da obra, até a entrega. Neste momento, o canteiro de obras do empreendimento Enjoy está sendo comtemplado; cerca de 150 funcionários podem usufruir dos livros.

Não-leitores

“Leitor”, de acordo com a definição da pesquisa, é quem leu pelo menos um livro, inteiro ou em partes, nos últimos três meses. Já “não leitor” é quem declarou não ter lido nenhum livro nos últimos três meses.
A porcentagem de leitores no país passou de 56% em 2015 para 52% em 2019, segundo a última pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. Os não leitores ( brasileiros com mais de 5 anos que não leram nenhum livro, nem mesmo em parte, nos últimos três meses), representam 48% da população.
Pessoas com ensino superior são as que mais deixaram de ler: passando de 82% em 2015 para 68% em 2019. Segundo o Instituto Pró-Livro, que coordena a pesquisa, as redes sociais são a principal razão para a queda no porcentual de leitores.