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Designer brasileiro ganha Leão de ouro em Cannes

Por Stephanie D'Ornelas, especial para a Pinó
11/08/2021 15:45
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Imagine sair de casa entediado para caminhar até o trabalho e, após colocar fones de ouvido com a sua música preferida, a cidade se transformar em um verdadeiro playground, onde você pode pular sobre objetos do percurso como se fossem imensos trampolins.
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Esse é o mote de “Bounce”, propaganda de lançamento dos AirPods da Apple de 2019 que foi um dos comerciais mais premiados do mundo em 2020. Mas faltava um reconhecimento valioso: o do maior e mais importante festival internacional de criatividade e propaganda, o Cannes Lions. Depois de cancelar a edição do ano passado devido à pandemia, o festival foi retomado em 2021 e coroou a campanha com cinco prêmios, incluindo um Leão de Ouro, um dos mais cobiçados pela indústria.
Por trás da produção reconhecida mundialmente, há uma equipe que inclui o nome de um brasileiro: o diretor de arte Saulo Mohana, de 29 anos. O jovem designer e publicitário já coleciona prêmios em sua carreira, que começou em Curitiba. Nascido em São Luís, no Maranhão, Mohana decidiu migrar para a capital paranaense em 2010 para estudar Design Gráfico e Publicidade e Propaganda. Escolher a carreira nunca foi uma questão complicada para ele, que sempre foi uma pessoa visual. Na infância, seus passatempos preferidos eram ler HQs, assistir animações na televisão e jogar videogame.
“A medida que fui crescendo, comecei a desenhar quadrinhos, fotografar, mexer no Photoshop, com blogs, sites. Isso virou um hobby, uma diversão, e acabou me empurrando para o design de um jeito orgânico”, lembra Mohana.
Depois de formado, o publicitário trabalhou por pouco mais de um ano em uma agência digital curitibana. Apesar de feliz na profissão, já não sobrava tempo para estudar, que era algo que ele desejava continuar fazendo. “Acho que a melhor coisa que a gente pode fazer com o nosso tempo é aprender coisas novas, isso realmente me inspira”, conta.
Unindo a vontade de se especializar com a de experimentar a vida fora do país, ele embarcou para os Estados Unidos em 2015, onde fez o curso de direção de arte na Miami Ad School, em São Francisco. Em 2016, o publicitário começou a fazer estágios em Nova York, onde passou por grandes agências atendendo clientes como Lego, Samsung, Pepsi, Airbnb, Netflix e McDonalds. Assim que concluiu a especialização, no início do ano seguinte, Mohana e sua dupla de criação fizeram uma entrevista de emprego e começaram a trabalhar na TBWA em Los Angeles, onde vivem até hoje. A unidade da agência tem um único cliente, a Apple. “É um ritmo de trabalho intenso, mas é um cliente que alimenta nossa criatividade e nos desafia diariamente”, afirma Mohana.

Inspirações criativas

A inspiração, para Mohana, pode vir de todos os lugares. “Vem de toda a minha história, de coisas a que assisto e vejo. Nada vem da nossa cabeça do zero, é tudo um remix de coisas que consumimos”, diz ele. “A melhor coisa que você pode fazer para alimentar a sua criatividade é conversar com pessoas interessantes e diferentes. Outra dica é criar moodboards, painéis de referências visuais. Isso ajuda a entender as coisas que você gosta e a guardá-las. É legal revisitar essas referências para quando você precisa de ideias, olhar de novo para coisas que você achou interessante no passado e pensar nelas com um novo olhar”.
Os anos em Curitiba também continuam sendo uma fonte de inspiração para o diretor de arte. “Tive professores incríveis que me inspiram e guiam muitas das minhas escolhas até hoje. Encontrei muita gente talentosa na universidade e pude trabalhar com grandes designers e diretores de criação da cidade. A produção gráfica em Curitiba é muito fértil. É um lugar que eu sempre procuro saber o que as pessoas estão fazendo, porque sempre tem muitos trabalhos legais surgindo”.