Empreendedorismo infantil

Iniciativa leva educação financeira a crianças empreendedoras

Equipe Pinó
15/12/2021 20:49
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Crianças na oficina de educação financeira do Clube da Alice. | Roberta Braga/Literato Comunicação

Aprender o valor do dinheiro, gastar menos do que se ganha e poupar para atingir objetivos. Na teoria parece fácil, mas muito adulto se atrapalha quando o tema é educação (e disciplina) financeira. E se todos fossem ensinados desde cedo como manter uma relação saudável com o capital? Essa foi a ideia de uma oficina de educação financeira e técnica de vendas para 18 crianças, que aconteceu na tarde desta quarta-feira (15). A ação foi promovida pelo Clube da Alice, em parceria com o Banco Santander, a marca Jaqueline Borges e o Shopping Crystal, onde fica o espaço do Clube.
Os poupadores-mirins convidados para o evento fazem parte de uma outra iniciativa do Clube da Alice, o Mercadinho Crystal, criado especialmente para desenvolver o empreendedorismo infantil. “A iniciativa surgiu quando eu vi uma matéria de um shopping na China, que abria espaços para as crianças fazerem troca de brinquedos. Ao ver que no Clube da Alice tinha muita gente postando que o filho fazia [coisas para vender], surgiu a ideia do Mercadinho, que foi um sucesso”, explica Mônica Balestieri Berlitz, fundadora da comunidade do Facebook que reúne mais de 340 mil seguidores. Segundo ela, a ideia é expandir, em breve, a experiência para um número maior de crianças.

Empreendedorismo Infantil

Entre os participantes estava Maria Fernanda Debus, de 10 anos. “Em casa levamos a sério a questão da educação financeira, e já faz 4 anos que ela começou a guardar seu dinheiro. Ela ganha uma ‘semanada’ e administra o dinheiro, fala em bitcoins com o tio, que acabou de passar no vestibular de Economia. E agora teve a ideia de começar a vender suco no nosso condomínio. Então começou a fazer parte do grupo de empreendedores mirins, para aprender melhor sobre o tema”, conta sua mãe, a advogada Fabiane Debus.
Maria Fernanda Debus, de 10 anos, durante a oficina de educação financeira.
Maria Fernanda Debus, de 10 anos, durante a oficina de educação financeira.

Educação financeira

Para falar sobre educação financeira, o encontro contou com a participação do Santander, em uma ação que faz parte dos projetos não-financeiros da Diretoria de Sustentabilidade. Desta forma, a ideia é levar conhecimento para comunidades. “Hoje isso ainda não é comum nas escolas, parte muito das famílias. Entendemos que se ensinarmos o quanto antes as crianças a gerir suas mesadas, investir, guardar e como gastar, estaremos contribuindo para uma sociedade melhor”, afirma Marilize Ferrazza, diretora da Rede Paraná do Santander Brasil.
Além das noções financeiras, as crianças também receberam um breve treinamento de vendas. Ele foi apresentado pela empreendedora Jaqueline Borges, fundadora da marca de moda feminina que leva seu nome. Desta forma, além de aprender como calcular os custos e os ganhos para que possam alcançar seus objetivos, as crianças também puderam aprender como abordar seus clientes de forma mais assertiva.