Cidade

Cinco livrarias de rua para conhecer em Curitiba

Monique Portela, especial para a Pinó
09/07/2021 16:00
Thumbnail

Arte & Letra é uma das livrarias de rua para conhecer em Curitiba. | Albari Rosa/Arquivo Gazeta do Povo

As livrarias de rua de Curitiba vendem, mas principalmente, contam histórias. Essenciais para o funcionamento do cenário literário da cidade, elas são ponto de encontro, troca de ideias e fortalecem a cultura local. Mesmo que tenham propostas diferentes, todas têm em comum o cuidado com a curadoria, compondo acervos exclusivos que promovem uma experiência diferenciada ao leitor curitibano.
Pensou em dar um passeio, tomar um café ou tem algum título em mente — especialmente, um livro difícil de encontrar? Confira cinco livrarias de rua para conhecer, revisitar e se apaixonar em Curitiba:

Arte & Letra

O Arte & Letra é mais do que uma livraria: é também editora, café e, em tempos pré-pandêmicos, um ponto de encontro para eventos literários com foco na promoção de autores locais. Assim, a Arte & Letra se consolida como um importante agitador do cenário literário paranaense. No seu catálogo, você encontrará nomes de peso, como Helena Kolody e Manoel Carlos Karam, e os contemporâneos Luci Collin e Paulo Venturelli.
Primeiramente surgiu a editora, em 2001, pela vontade dos irmãos Frederico e Thiago Tizzot. Depois, em 2006, transformou-se em uma livraria. Desde o princípio, a Arte & Letra está atrelada à uma proposta também gastronômica: surgiu nos fundos do Lucca Cafés Especiais. Agora, em sua quarta sede, localizada no coração do Batel, conta com um cardápio de bolos, docinhos, sanduíches, focaccias, cafés e bebidas, incluindo versões veganas de brigadeiro, “pão de queijo” e chocolate quente, por exemplo. Opções perfeitas para acompanhar, é claro, uma excelente leitura.
Serviço:
Arte & Letra - www.arteeletra.com.br
De segunda a sábado, das 10h às 19h
Rua Desembargador Motta, 2011, Batel, Curitiba
(41) 3223-5302 ou (41) 985-177-032 (WhatsApp)

Itiban Comic Shop

Entre as livrarias independentes, a Itiban Comic Shop se destaca por ser especializada em quadrinhos e mangás. Mas em suas prateleiras você encontra muito mais: literatura nacional e internacional somam-se aos jogos de tabuleiro e cartas. Também é possível encontrar raridades, como cópias do DVD “O Samurai de Curitiba”, um minidocumentário que conta a história do roteirista e desenhista Claudio Seto, importante figura da comunidade nipônica paranaense.
O espaço costumava realizar uma série de eventos. Mas agora, em meio à pandemia, alguns foram adaptados para o formato online, na qual autores são convidados a debater sobre sua obra. A obra em questão ganha desconto na livraria.
Serviço:
Itiban Comic Shop - itibancomicshop.com.br
De segunda a sexta, das 10h às 18h. Aos sábados, das 10h às 17h
Av. Silva Jardim, 845, Rebouças, Curitiba
(41) 3232 5367

Joaquim Livros & Discos

Como sugere o nome, quem chega na Joaquim encontra, além do acervo de livros novos e, em menor quantidade, também usados, diversas opções de discos de vinil. A curadoria primorosa faz com que a livraria possa focar não apenas em livros com maior vendagem, mas também naqueles difíceis de serem encontrados no circuito das grandes livrarias.
A diversidade nos títulos é grande, mas o acervo relacionado às ciências sociais é bastante completo e merece destaque. Em tempos sem restrições de circulação, a livraria recebe eventos, bem como shows de músicos locais. Para o segundo semestre, está prevista a realização da 1ª Feira de Vinil organizada pela Joaquim, que foi adiada por conta dos decretos municipais em relação à contenção da Covid-19. Para mais novidades, siga o Instagram da @joaquimlivraria.
Serviço:
Joaquim Livros & Discos - joaquimlivraria.wordpress.com
De segunda à sexta, das 13h às 19h. Aos sábados, das 10h às 15h
R. Alfredo Bufren, 51, Centro, Curitiba
(41) 3078-5990

Livraria do Chain

A Livraria do Chain é a mais antiga livraria independente em funcionamento na cidade. Localizada em frente à Reitoria da Universidade Federal do Paraná, abastece os estudantes e o público em geral há mais de 50 anos. Atrás do balcão, quem figura desde os anos 1970 é o livreiro e proprietário Aramis Chain. É ele quem, de segunda a sábado, abre e fecha a loja.
Na livraria é possível encontrar desde clássicos da literatura internacional até livros científicos, por exemplo. Assim, o acervo gira em torno dos 100 mil exemplares: há obras para todos os gostos e estilos. Mas para além do acervo, que tem a curadoria atenta de Chain, o charme está, também, em poder conhecer um pedaço da história da cidade e bater um papo com o livreiro lendário, na mais tradicional das livrarias curitibanas.
Serviço:
Livraria do Chain
De segunda a sexta, das 9h às 18h50. Aos sábados, das 9h às 13h30
Rua General Carneiro, 441, Centro, Curitiba
(41) 3264-3484

Vertov

Uma pequena portinha na Rua Visconde do Rio Branco, no centro de Curitiba, guarda um gigante acervo focado, sobretudo, em livros de artes e ciências humanas. Mas para acessá-lo, é preciso subir dois lances de escada: o espaço em que desde 2010 funciona a livraria, antes era um apartamento residencial. Só pelo mistério de entrar na pequena portinha, já vale a visita.
Entre os destaques da livraria está o seu comprometimento com a promoção de debates, grupos de estudos e cineclubes. Assim, a característica faz parte da proposta do espaço, que é estimular o pensamento crítico. Desde o início da pandemia, alguns eventos foram adaptados para o ambiente online, enquanto outros seguem suspensos até a retomada das atividades.
Serviço:
Livraria Vertov
De segunda a sexta, das 12h às 18h. Aos sábados, das 14h às 17h
R. Visc. do Rio Branco, 835, 2º andar, Centro, Curitiba
(41) 995-613-967

BÔNUS: Gabo Livros e Vinhos

A Gabo não está, exatamente, entre as livrarias: e, por isso mesmo, entra como uma sugestão extra para você. Como sugere o nome do espaço, a Gabo vende vinhos, e é especialista em rótulos orgânicos e biodinâmicos. Mas também vende livros! O próprio nome, Gabo, é uma homenagem a Gabriel García Márquez (1927-2014), autor colombiano que é um dos maiores nomes da literatura da américa-latina.
A estante é enxuta, mas a curadoria é certeira. É possível encontrar clássicos da literatura latino-americana, mas também obras de ciências sociais, política e quadrinhos. Assim, a harmonização fica completa: uma taça de vinho e uma boa leitura.
Serviço:
Gabo Livros e Vinhos
De terça a sábado, das 16h às 21h
R. Silveira Peixoto, 601, Água Verde, Curitiba
(41) 992-020-601