Cultura popular

Livro gratuito reúne histórias de artesãos que são a alma da feirinha do Largo

Equipe Pinó
08/12/2022 14:15
Thumbnail
Com o objetivo de preservar a memória das pessoas que compõe a feira mais importante da cidade, surgiu o projeto cultural Histórias e Retratos da Feira do Largo da Ordem, um livro digital construído coletivamente por inúmeras vozes e mãos.
A obra, com pesquisa de Luana Camargo e Soraia Gatti, e fotografias de Carolina Castanho, reúne perfis de alguns dos profissionais que fazem parte da história da feira. Por isso, está dividido em dois momentos: pesquisa e reflexões históricas; e vinte e uma narrativas de artesãs e artesãos entrevistadas(os) que promovem a Feira do Largo da Ordem em Curitiba, analisadas sob a perspectiva antropológica. Histórias, narrativas, reflexões e registros imagéticos mostram a alma imaterial da feira: as pessoas.
A obra digital já está disponível para download gratuito aqui. 
Além do livro digital gratuito, o projeto terá também 1 mil exemplares físicos da obra, com distribuição à cargo da Fundação Cultural de Curitiba. No ano que vem, uma exposição fotográfica deve ocorrer no Museu da Fotografia de Curitiba. E também em 2023, o projeto adapta os relatos dos feirantes para o formato quadrinhos no livro “Histórias do Largo”.
Para saber mais, clique aqui!