Atividades culturais

No espaço em Curitiba traz atividades para crianças e adolescentes carentes

Roberta Braga, especial para a Pinó
30/07/2021 18:22
Thumbnail

Novo centro cultural oferece atividades artísticas e pedagógicas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. | Divulgação

Mais de 220 crianças e adolescentes carentes poderão se beneficiar do Centro Cultural Incanto, espaço cultural que inaugura nessa sexta (30), no bairro Santa Quitéria, em Curitiba. Com uma equipe que conta com mais de 20 professores, o local irá atender de segunda a sábado, oferecendo atividades artísticas e pedagógicas – todas gratuitas – para mais de 200 crianças e adolescentes. Primeiramente, os participantes poderão participar de forma alternada quatro vezes por semana.
Administrado pelo Instituto Incanto, o local é a primeira unidade acelerada pela rede Gerando Falcões na capital. A missão do projeto é criar pontes entre a periferia e o centro. Dessa forma, oferece atividades culturais e esporte, além de capacitação profissional, empregabilidade e empreendedorismo. “O nosso objetivo é formar jovens para saírem daqui com visão de futuro, por isso pensamos na arte como um todo, como um preparatório para a vida”, afirma a fundadora do Instituto Incanto.

Atividades ofertadas

O novo espaço, de cerca de 330 m2, conta com quatro salas para as atividades, além de salão principal, refeitório, banheiros e espaço para a equipe administrativa. A arte e a cultura serão os pilares do projeto para o desenvolvimento social das crianças e jovens. Para isso, inclui em sua grade diversas atividades esportivas. Por exemplo, o muay thay e o futebol. Além disso, irá oferecer oficinas artísticas e culturais, com dança, teatro, circo, artes visuais, poesia, fotografia, aulas de canto, percussão, violão e instrumentos de corda e sopro.
Arte é um dos pílares do centro cultural Incanto, no Santa Quitéria.
Arte é um dos pílares do centro cultural Incanto, no Santa Quitéria.
Já as atividades pedagógicas que serão ofertadas pretendem atuar em duas frentes: a tecnologia e questões sociais. Isso porque o projeto pretende oferecer uma preparação mais ampla para essas crianças. Dessa forma, estão previstas aulas de Robótica, Eletrônica e Programação, por exemplo. Por fim, para atender as questões sociais e educativas, o local irá oferecer atividades com foco na discussão de temas como direitos humanos, empoderamento, autoconhecimento, violência e respeito ao meio ambiente.

Serviço

Para mais informações sobre o trabalho de Instituto, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail contato@institutoincanto.org.br, pelo telefone (41) 3078-1358 ou acessar o www.institutoincanto.org.br.